Avaliação experimental de "spect" cerebral mediante utilização do d,1 - HMPAO 99mTc em cães. Considerações anátomo-fisiológicas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.1994.52081Palavras-chave:
“SPECT" cerebral, 99mTc - HMPAO, Cão, Implicações Anátomo-fisiológicasResumo
O d,1 - Hexametilpropileno oxima marcado com o tecnécio-99m(99mTc-HMPAO) é um importante radiofármaco usado tanto para imagens tomográficas cerebrais quanto na marcação “in vitro" de leucócitos. A crescente utilização deste radiofármaco no estudo de doenças neurológicas no homem levou-nos à obtenção de "kits" de HMPAO para ser marcado pelo tecnécio-99m. Neste trabalho apresentamos o estudo experimental efetuado com "kits" liofilizados de d,1 – HMPAO99mTc desenvolvidos em nossos laboratórios, comparando inclusive com aqueles encontrados no comércio. As imagens cerebrais inicialmente foram feitas em coelhos, entretanto os melhores resultados foram obtidos em cães. Assim, selecionaram-se seis cães sem raça definida, considerados clinicamente normais para obtenção das imagens cintilográficas do cérebro e o “washout” das regiões de interesse (ROls). Os estudos experimentais em animais e a considerável redução do custo do radiofármaco mostrou-nos a possibilidade da utilização destes exames na clínica veterinária, especialmente de pequenos animais. Por outro lado, a perfusão do d,l – HMPAO99mTc mostra que a concentração do radiofármaco se faz ao mesmo tempo na região do cérebro e nas fossas nasais, demonstrando a existência de estruturas iguais às da barreira hemo-encefálica nesta última região.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode). Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.