Submissão
Condições para submissão
Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.
- O texto dialoga com a produção antropológica e em ciências sociais relativas ao tema em discussão
- O texto respeita os princípios de boas práticas científicas
- O texto obedece aos princípios éticos do trabalho antropológico
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc ou .docx) ou OpenOffice (.odt).
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto está digitado em página A4, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5 cm, com margens esquerda/direita 2,5 cm, cabeçalho/rodapé 3 cm.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- As instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
Dossiê Etnografias de bolso - Excessos, sobras e perturbações no fazer antropológico
Ao enfatizar o excesso, a sobra e os resíduos, estamos pensando, em especial, nos limites das categorias estabilizadas, nas maneiras de organizar o “campo”, na purificação de relações, na comparação entre escalas e na produção de coerência. Convidamos autoras e autores a compartilharem histórias apenas parcialmente traduzíveis (Strathern, 2004; Viveiros de Castro, 2019; De La Cadena, 2024) e, crucialmente, a problematizarem aquilo que perturba, escapa e sobra das operações de manejo da informação na composição do texto etnográfico e, ao mesmo tempo, não busca seguir com o impulso antropológico de traçar histórias regulares e preencher lacunas (Strathern, 2004: 94).
Serão bem-vindos textos que pensem a partir e através de materiais etnográficos, ensaios teóricos, narrativas experimentais e ensaios visuais que dialoguem com uma antropologia disposta a correr riscos e experimentar formas alternativas de escrita e análise. Nos interessa, em especial, o exercício de pensar nas margens, ou seja, nos lugares onde o pensamento tropeça, hesita e, justamente por isso, abre novos caminhos.
📌As propostas devem conter:
1. Título e subtítulo (até 100 caracteres, sem espaços);
2. Resumo Expandido (até 1 página e com até 4 palavras-chave);
3. Um ensaio (até 12 páginas, excluídas as referências bibliográficas).
Declaração de Direito Autoral
Autorizo a Cadernos de Campo - Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP) a publicar o trabalho (Artigo, Ensaio, Resenha,Tradução, Entrevista, Arte) de minha autoria/responsabilidade assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade, também me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do trabalho enviado.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação. Outras informações de caráter pessoal não serão disponibilizadas para quaisquer outros fins ou para terceiros.
eISSN: 2316-9133