Chamada de trabalhos - Edição Especial "Covid-19 e os campos da antropologia"
Cadernos de Campo é uma revista dedicada ao campo da Antropologia e editada pelo Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo, Brasil. A revista é indexada em bases de dados internacionais e conta com corpo editorial de antropólogos de todo o mundo. É uma publicação semestral, em formato open access e com processo de avaliação às cegas pelos pares.
Gostaríamos de convidar a todas para apresentarem contribuições em formato de relatos curtos para o próximo número refletindo sobre os efeitos da Covid-19 sobre as diversas experiências de pesquisa. Os textos comporão uma seção especial do número 29, destinada a relatos de campo e informes breves.
Interessa-nos particularmente discussões que sobre os processos de tomada de decisão, sobre grupos vulneráveis (populações indígenas, rurais, imigrantes não documentos, pobres, populações em situação de cárcere, população de rua, mulheres e crianças, velhos, minorias étnicas e religiosas). Interessa-nos também pensar formas de resistência e recusa ao saber científico e às questões voltadas à saúde pública, bem como as orientações morais que organizam a experiência de pandemia e de crise no contexto contemporâneo global. Espera-se que as colaborações cubram variadas áreas geográficas, na América Latina e no exterior.
Os textos devem ser originais e inéditos, não tendo sido submetidos a publicações anteriores, sejam online ou impressas.
Submissões podem ser feitas em inglês, espanhol e português.
As submissões devem ser escritas em linguagem acessível, adequada a leitores de múltiplas formações. Os textos devem ter entre 2000 e 3000 mil palavras, de modo que artigos curtos terão prioridade.
Os textos devem adequar-se às normas da revista e aos princípios éticos do trabalho antropológico.
As submissões devem ser feitas através do sistema eletrônico da revista, em www.revistas.usp.br/cadernosdecampo até 31 de maio de 2019. Os textos selecionados e aprovados serão publicados no número de junho da revista.