Sair para o mato: estratégia yanomami contra a Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v29isuplp26-33Palavras-chave:
yanomami, covid-19, resistênciaResumo
Com o avanço da Covid-19 os Yanomami do rio Marauiá (Amazonas, Brasil) atualizam uma prática tradicional de mobilidade (wayumɨ) como estratégia de resistência e de sobrevivência. Contra a nova pandemia, saem das aldeias e se refugiam na floresta, invertendo a aproximação histórica com os não-indígenas (napë pë), recusando a proximidade e o convívio. Até saírem de suas aldeias, um interlocutor compartilhava conosco notícias e reflexões sobre o momento em que vivemos e é a partir destas conversas que trazemos algumas reflexões sobre esta prática e a possibilidade de pensarmos e aprendermos com as estratégias yanomami de enfrentamento de epidemias (xawara).
Downloads
Referências
ALBERT, Bruce. 1985. Temps du sang, temps des cendres: répresentation de la maladie, système rituel et espace politique chez les Yanomami du Sud-Est (Amazonie Brésilienne). Tese de Doutorado. Paris: Université Paris X – Nanterre.
ALBERT, Bruce. 1992. A fumaça do metal: história e representação do contato entre os Yanomami. In: Anuário Antropológico, n.14, v.1, p. 151-189.
ALBERT, Bruce. 2020a. Agora somos todos índios. In: Pandemia Crítica (n-1 edições), n. 44. Disponível em: <https://n-1edicoes.org/044>. Acesso em: 13/05/2020.
ALBERT, Bruce. 2020b. Sepultamento de Yanomami vítima da COVID-19. In: Amazônia Real, Manaus, 15 de abril de 2020. Disponível em: <https://amazoniareal.com.br/sepultamento-de-yanomami-vitima-da-covid-19/>. Acesso em: 13/05/2020.
HAMDAN, Ana Amélia. Para escapar do coronavírus, Yanomami se refugiam no interior da floresta. In: Amazônia Real, Manaus, 28 de abril de 2020. Disponível em: <https://amazoniareal.com.br/para-escapar-do-coronavirus-yanomami-se-refugiam-no-interior-da-floresta/>. Acesso em: 13/05/2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Cadernos de Campo - Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP) a publicar o trabalho (Artigo, Ensaio, Resenha, Tradução, Entrevista, Arte ou Informe) de minha autoria/responsabilidade assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade, também me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do trabalho enviado.