Feito faíscas: esboço da imagem mais viva do progresso
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v30i1pe171164Palavras-chave:
História, Progresso, Memória, Memoricídio, EsquecimentoResumo
Neste ensaio, busco refletir sobre as inerências do progresso econômico e tecnológico do capitalismo na sociedade contemporânea, considerando, sobretudo, o lado avesso desse progresso, seus rastros, suas faíscas. Com inspiração em escritos de Walter Benjamin, faço esta leitura a partir — e através — da imagem alegórica do fogo, despertada a mim em duas passagens pelos canaviais incendiados no interior paulista. Desde essas passagens, outros fragmentos são trazidos neste ensaio a fim de desvendar algumas camadas de sentido possíveis do fogo — possíveis, destarte, desse progresso. Categorias, tais como história, memória e memoricídio entrelaçam as palavras aqui presentes visando ilustrar como esses fragmentos mostram-se arraigados nos escombros que, dialeticamente, acionam a lembrança e o esquecimento. Da mesma forma, mostram-se arraigados às inerências do progresso que, segundo Benjamin, levaria a humanidade rumo à catástrofe.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor. W. 1985 [1932]. L'idée de l'histoire-nature (exposé du 15-7-1932 à la Kant-Gesellschaft). Tradução de D. Philippe. In: L'Homme et la société, n. 75-76. Synthèse en sciences humaines. p. 107-116.
BACHELARD, Gaston. 1989. A chama de uma vela. Tradução de Glória de Carvalho Lins. Rio de Janeiro: Editora Bertrand.
BEIGUELMAN, Giselle. 2019. A beleza será convulsiva ou não será, mas também será compulsiva ou não será. In: BEIGUELMAN, Giselle. Memória da amnésia política do esquecimento. São Paulo: SESC, p. 214-218.
BENJAMIN, Walter. 1984. Alegoria e o drama barroco I. In: BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, p. 181-210.
BENJAMIN, Walter. 1985. Sobre o conceito de História. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: Magia e Técnica, Arte e Política. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, p. 222-232.
BENJAMIN, Walter. 1987. Alarme de incêndio. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas II: Rua de mão única. Tradução de Rubens Rodrigues Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa. São Paulo: Editora Brasiliense, 45-46.
BRASIL. 2009. Decreto 6.961 de 17 de setembro de 2009 - aprova o zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar e determina ao Conselho Monetário Nacional o estabelecimento de normas para as operações de financiamento ao setor sucroalcooleiro, nos termos do zoneamento. Brasília: Diário Oficial da União, 18 set. 2009. Seção 1, p.1.
FOGO In: Michaelis - dicionário de língua portuguesa. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2019. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/fogo/. Acesso em 15/11/2019.
G1. VÍDEOS Agro: A indústria-riqueza do Brasil. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/agronegocios/agro-a-industria-riqueza-do-brasil/playlist/videos-agro-a-industria-riqueza-do-brasil.ghtml. Acesso em 04/03/2020.
HALBWACHS, Maurice. 1990. A memória coletiva. Tradução de. Laurent León Schaffter. São Paulo: Edições Vértice.
KLEE, Paul. Angelus Novus. 1920. Oil transfer and watercolor on paper, 31.8 x 24.2 cm. The Israel Museum, Jerusalem.
LÖWY, Michael. 2005. Walter Benjamin: o aviso de incêndio. Uma leitura da tese “Sobre o conceito de história”. Tradução de Wanda Nogueira Caldeira Brant. São Paulo: Boitempo.
MELO NETO, João Cabral de.1980. Fogo no canavial. MELO NETO, João Cabral de. In: A escola das facas: poesia 1975 a 1980. Rio de Janeiro: José Olympio Editoria, p.31.
NORA, Pierre. 1993. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Tradução de Yara Aun Khoury. In: Projeto História, vol. 10: p. 07-28.
RENÓ, Regina. 1999. 500 anos. São Paulo: FTD.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cadernos de Campo (São Paulo - 1991)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autorizo a Cadernos de Campo - Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP) a publicar o trabalho (Artigo, Ensaio, Resenha, Tradução, Entrevista, Arte ou Informe) de minha autoria/responsabilidade assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade, também me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do trabalho enviado.