Trabalhadores de Pikine
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v30i1pe179356Palavras-chave:
Diáspora, África, Cultura MaterialResumo
Este ensaio busca retratar a constituição do ethos para trabalho e a circulação de mercadorias entre trabalhadores de rua de Pikine, um departamento da região de Dakar, no Senegal. Constituído de dez fotografias, oito delas, focalizando fragmentos da trajetória de um trabalhador, bem como a manufatura específica comercializada, o ensaio propõe, também, uma reflexão sobre a relação entre corporalidade, trabalho e cultura material no contexto da venda de rua naquele país. As mercadorias, comercializadas por esses trabalhadores, elucidam as formas de agenciamento da cultura material local, as suas estratégias de venda e a maneira como os senegaleses consomem cotidianamente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cadernos de Campo (São Paulo - 1991)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autorizo a Cadernos de Campo - Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP) a publicar o trabalho (Artigo, Ensaio, Resenha, Tradução, Entrevista, Arte ou Informe) de minha autoria/responsabilidade assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade, também me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do trabalho enviado.
Como Citar
Dados de financiamento
-
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Números do Financiamento 17/03724-0