“Lá no alto se canta o tempo inteiro”: canto, escuta e ressonância no modo de vida Guarani Mbya.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v32i1pe188095Palavras-chave:
Guarani Mbya, Canto, Escuta, Ressonância, MemóriaResumo
Este artigo tem como eixo a percepção dos kyringue mborai, cantos das crianças Guarani Mbya, como uma chave dos processos de ensinar, aprender e conhecer e, portanto, da (trans)formação da pessoa guarani. Isso reverbera em uma atenção especial ao corpo e, igualmente, aos processos de sensibilização que o constituem, perspectivados a partir da noção de aprender a escutar/sentir (-endu). O aprimoramento do campo sensível parece ocorrer conforme os cantos reverberam/ressoam no corpo, o que leva à compreensão de que fazer sentido é, antes que entender racionalmente um significado, fazer sentir. Por fim, o cantar (para ser escutado) surge como um modo particular de fazer durar tanto a vida na Terra quanto a Terra mesma.
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