Itéramãxe: Um coletivo-quilombo que acredita em universidades mais plurais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v31i2pe202987Palavras-chave:
Ampliação de Ingresso, Coletivo Itéramãxe, Políticas Afirmativas, Pós-GraduaçãoResumo
Nas últimas década, as universidades públicas de todo o Brasil, tem implementado políticas de ações afirmativas em seus processos seletivos de pós-graduações. O que tem possibilitado uma nova cara a esses cursos, contudo, este processo ainda é estranho a muitos deles, pois questões como construção de projetos e o domínio de línguas estrangeiras são os primeiros entraves deste acesso. Com a chegada de novos alunos, surge também novas formas de ampliar a possibilidade de ingresso de tais grupos. Este artigo pretende contribuir e apresentar uma proposta real de democratização do conhecimento e do acesso pleno de grupos minoritários aos cursos de pós-graduação. Portando este artigo relata o surgimento, as inquietações, os processos metodológicos, e os resultados do Coletivo Itéramãxe, que visa através de um programa de mentorias circulares, orí-entar e preparar alunas e alunos aos processos seletivos.
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