Uma coleção de desenhos etnográficos: Os ritmos e movimentos no ambiente de um mercado público paraibano
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v32i2pe210311Palavras-chave:
Mercado Público, Ritmos do Cotidiano, Desenho Etnográfico, Coleção EtnográficaResumo
Neste ensaio visual, apresento algumas experimentações multissensoriais feitas com desenhos durante meu trabalho de campo no Mercado Santo Agostinho, localizado em Rio Tinto, Paraíba. Meu objetivo é criar montagens que, a um só tempo, apresentem os resultados da pesquisa desenvolvida e elicitem um exercício etnográfico que, ao focalizar no ver, no desenhar e no escrever, tenta captar os ritmos e movimentos dessa feira livre.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Claudionor Silva de. Etnografia com Crianças e Adolescentes que Fazem Frete com Carro de Mão na Feira Livre de Rio Tinto. Rio Tinto: [s.n.]. 2019.
AZEVEDO, Aina Guimarães. Diário de campo e diário gráfico: contribuições do desenho à antropologia. Áltera Revista de Antropologia, 2, n. 2, 101 - 119, ago 2016. Disponível em:<http://periodicos.ufpb.br/index.php/altera/article/view/34737/17602>. Acesso em: 03 abril 2023.
BANKS, Marcus. Dados visuais para pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GONÇALVES, A. O.; ABDALA, M. C. Na Banca de "Seu Pedro é tudo mais gostoso": personalidade e sociabilidade na feira-livre. Ponto Urbe. São Paulo, 2013. Disponivel em: <https://journals.openedition.org/pontourbe/528>. Acesso em: 04 abril 2023.
KUSCHNIR, Karina. A antropologia pelo desenho: Experiências visuais e etnográficas. Cadernos de Arte e Antropologia, 5, n. 2, pp. 5-13, 2016. Disponível em: <https://journals.openedition.org/cadernosaa/1095>. Acesso em: 04 abril 2023.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Tristes Trópicos. Tradução Rosa Freire d'Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 1996 [1955].
MENDONÇA, J.; VELAME, J. V. Usos do desenho na feira livre: experimentações (etno)gráficas no mercado público de Rio Tinto (PB, Brasil). Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, [S. l.], 7, n. 13, p. 1–28, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/19955>. Acesso em: 04 abril 2023.
MENDONÇA, João M. B. Ética, oralidade e pesquisa fotográfica. Iluminuras (Porto Alegre), 13, p. 85-100, 2012.
NASCIMENTO, Walkiria. Etnografia em uma Feira Livre: O Cenário, o Dia de Feira, os Personagens e a Sociabilidade. In: Etnografias Urbanas, espaço, imagem e diferença na cidade. Luciana Maria Ribeiro de Oliveira, Marco Aurélio Paz Tella (Org.). João Pessoa: EdUFPB. 2017. pp. 229–250.
PINK, Sarah. “Planning and Practicing Visual methods: Appropriate Uses and Ethical Issues”. In: Doing Visual Ethnography: Images, Media, and Representation in Research. London: Sage, 2001. Print. pp. 1–18.
SIMMEL, G. Questões fundamentais da sociologia: indivíduo e sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
TAVARES, Breitner Luiz. Feira do Rolo na pedagogia da malandragem: memória e representações sociais no espaço urbano de Ceilândia/DF. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Brasília: Universidade de Brasília, 2005.
VEDANA, Viviane. No mercado tem tudo que a boca come: estudo antropológico da duração das práticas cotidianas de mercado de rua no mundo urbano contemporâneo. Porto Alegre, 2008.
VELAME, João Vítor. Experiências artísticas e encontros com alteridades: Um estudo etnográfico dos ritmos e movimentos (a vida) no ambiente de um mercado público Paraibano. 2020. 32 f. TCC (Graduação) – Bacharelado de Antropologia, Centro de Ciências Aplicadas e Educação, Universidade Federal da Paraíba, Rio Tinto, 2020. Disponível em:<https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19672?mode=full>. Acesso em: 20 set. 2021. Acesso em: 11 julho 2023.
VELAME, J.V. Ritmos e movimentos. Etnografia e diário gráfico numa feira-livre paraibana. Áltera. v. 1 n. 12. João Pessoa - Paraíba, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/altera/article/view/61141>. Acesso em 06 dez. 2022.
WINKIN, Yves. A nova comunicação: da teoria ao trabalho de campo. Campinas, SP: Papirus, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos de Campo (São Paulo - 1991)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autorizo a Cadernos de Campo - Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP) a publicar o trabalho (Artigo, Ensaio, Resenha, Tradução, Entrevista, Arte ou Informe) de minha autoria/responsabilidade assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade, também me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do trabalho enviado.