Imagens Urbanas em Contextos Africanos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v32i1pe213100Resumo
Por meio da articulação entre dois campos principais - o visual e o urbano -, este dossiê buscou conjugar pesquisas que tensionassem discursos, imaginários, representações, figurações e políticas sensoriais em torno de diferentes cidades africanas. Nesse sentido, o conjunto de artigos aqui reunidos dedicam-se, a partir de diferentes perspectivas e abordagens, a apresentar modos de (re)imaginar e problematizar a vida social, a arte, a política e a cidade colonial e pós-colonial, seus trânsitos, utopias e subversões, em suas dimensões práticas, políticas, estéticas e sensoriais.
Downloads
Referências
ACHEBE, Chinua. 1988. Hopes and Impediments: Selected Essays, 1965-1987. London: Heinemann.
ANDRADE, Inácio. 2020. Uma modernidade alternativa?: arquitetura, raça e colonialismo em Lourenço Marques no período tardo-colonial. Revista Educação E Ciências Sociais, 3, no.5: 40-58. https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2020.v3.n5.40-58.
AVERMAETE, T;, KARAKAYALI, S., & VON OSTEN, M. 2010. Colonial modern: aesthetics of the past rebellions for the future. London: Black Dog.
AZOULAY, Ariella. 2013. The Civil Contract of Photography. New York: Zone Books.
AZOULAY, Ariella. 2019. Potential History: Unlearning Imperialism. London: Verso.
BAJOREK, Jennifer. 2010. Of Jumbled Valises and Civil Society: photography and political imagination in Senegal. History and Anthropology, 21, n.4: 431-452. https://doi.org/10.1080/02757206.2010.521554.
BEHREND, Heike; WERNER, Jean-François (orgs.). 2001. Special Issue: Photographies and Modernities in Africa. Visual Anthropology, 14, no.3: 104-119.
BIANCHI, Rino; SCEGO, Igiaba. 2014. Roma negata. Percorsi postcoloniali nella città. Roma: Ediesse.
CORREA, Silvio Marcus de Souza. 2023. Tanga: imagologia literária de uma cidade africana. Cadernos de Campo, 32, no. 1, e207357. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v32i1pe207357.
DOMINGO, Nuno; PERALTA, Elsa (Orgs.). 2013. Cidade e Império: dinâmicas coloniais e reconfigurações pós-coloniais. Lisboa: Edições 70.
EDWARDS, Elizabeth. 2001. Raw Histories: photographs, anthropology and museums. Oxford/NY: Berg.
FULLER, Mia. 2007. Moderns Abroad: Architecture, Cities and Italian Imperialism. London; New York: Routledge.
FROMM, Deborah. 2023. Carros globais, Paisagens locais: capturas das automobilidades em Acra (Gana). Cadernos de Campo, 32, no.1, e208395. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v32i1pe208395.
GILROY, Paul. 2001. O Atlântico Negro. São Paulo: Editora 34.
HAYES, Patricia; HARTMANN, Wolfram; SYLVESTER, Jeremy (eds.). 1998. The Colonising Camera Photographs in the Making of Namibian History. Cape Town: University of Cape Town Press.
HAYES, Patricia; MINKLEY, Gary. 2019. “Introduction”. In Ambivalent: Photography and Visibility in African History, 1-32. Athens: Ohio University Press.
HAYES, Patricia. 2011. The Form of the Norm: shades of gender in South African photography of the 1980s. Social Dynamics, 37, no.2: 263-277. https://doi.org/10.1080/02533952.2011.615180.
HOME, J. K. 1990. Town planning and garden cities in the British colonial empire 1910–1940. Planning Perspectives, 5, no.1: 23-37.
HOUNTONDJI, Paulin. 1996. African philosophy. Myth and reality. Bloomington e Indianapolis: Indiana University Press.
KUPER, Adam. 2023. The Museum of Other People: From Colonial Acquisitions to Cosmopolitan Exhibitions. London: Profile Books.
L’ESTOILE, Benoît De; 2015. “Do Museu do Homem ao Quai Branly: as transformações dos Museus dos Outros na França”. In CÂNDIDO, Manuelina Maria Duarte; RUOSO, Carolina (Orgs.). Museus e Patrimônio: Experiências e devires, 103-119. Recife: Massangana.
MACAGNO, Lorenzo. 2023. Luso-chineses de Moçambique: fotografia e modernidade na Beira tardo-colonial. Cadernos de Campo, 32, no.1, e212676. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v32i1pe212676.
MAYER, Ruth. 2000. “Africa As an Alien Future”: The Middle Passage, Afrofuturism, and Postcolonial Waterworlds. Amerikastudien/American Studies, 45, no.4: 555–566. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/41157608.
MBEMBE, Achille. 2001. On the postcolony. Berkeley: University of California Press.
MCLAREN, Brian L. 2021. Modern Architecture, Empire, and Race in Fascist Italy. Leiden: Brill.
MONTEIRO, Cristiano Sobroza. 2023. As paredes de um subúrbio de Dacar. Cadernos de Campo, 32, no.1, e207273. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v32i1pe207273.
POOLE, Deborah. 2005. An Excess of Description: ethnography, race and visual technologies. Annual Reviews in Anthropology, 34, 159-179. https://doi.org/10.1146/annurev.anthro.33.070203.144034.
RABINOW, Paul. 1989. French modern: norms and forms of the social environment. Chicago: University of Chicago Press.
RANGER, Terence. 2001. Colonialism, Consciousness and the Camera. Past and Present, 171: 203-215. https://www.jstor.org/stable/3600818
SANTOS, Potyguara Alencar. 2023. Rostificação e figurabilidade: teses gráficas da face na arte parietal egípcia. Cadernos de Campo, 32, no.1, e205158. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v32i1pe205158.
SARR, Felwine. 2019. Afrotopia. Minneapolis: University of Minnesota Press.
SEKULA, Allan. 1986. The Body and the Archive. October, 39, 3-64. https://doi.org/10.2307/778312.
SILVA, João Pedro Rangel Gomes da. 2020. Cultura e Barbárie na Exposição Colonial de Nápoles em 1940. Iluminuras, 21, no.53.https://doi.org/10.22456/1984-1191.100241.
STOLER, Ann Laura. 2010. Carnal Knowledge and Imperial Power: Race and the Intimate in Colonial Rule. Oakland: University of California Press.
TAGG, John. 1993. The Burden of Representation: essays on photographs and histories. Chicago: University of Minnesota Press.
TRIANA, Bruna. 2020. Ensaios em preto e branco: arquivo, memória e cidade nas fotografias de Ricardo Rangel. Tese (doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo. https://doi.org/10.11606/T.8.2020.tde-07052020-225703.
TRIANA, Bruna. 2023. Rastros, ruínas e decadência: contribuições para uma antropologia dos arquivos. Revista de Antropologia, 65, n.2: e197956. https://doi.org/10.11606/1678-9857.ra.2022.197956.
VICENTE, Filipa (org.). 2014. O Império da Visão: Fotografia no contexto colonial português (1860-1960). Lisboa: Edições 70.
WAHBE, Jacqueline. 2023. “Bem-Vindo a Adis Abeba: A vibrante capital diplomática da África”: Tensões e representações políticas a partir dos ordenamentos urbanos na Etiópia contemporânea. Cadernos de Campo, 32, no.1, e205159. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v32i1pe205159.
WALLIS, Brian. 1995. Black Bodies, White Science: Louis Agassiz's Slave Daguerreotypes. American Art, 9, no. 2: 39-61. https://www.jstor.org/stable/3109184
WEKKER, Gloria. 2016. White innocence: paradoxes of colonialism and race. Durham/Londres: Duke University Press.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos de Campo (São Paulo - 1991)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autorizo a Cadernos de Campo - Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP) a publicar o trabalho (Artigo, Ensaio, Resenha, Tradução, Entrevista, Arte ou Informe) de minha autoria/responsabilidade assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade, também me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do trabalho enviado.