Sexualidade e paisagens do desejo no interior da Amazônia Paraense
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v33i2pe226954Palabras clave:
Sexualidade, Paisagens do desejo, Interioridade, Amazônia paraenseResumen
O ensaio tem como objetivo apresentar ou (re)pensar, a partir dos resultados oriundos da minha dissertação de mestrado, outros contextos de espaços de sociabilidade homossexual que serão definidos aqui como paisagens do desejo. A ideia é trabalhar com os sentidos e sensações relacionados às paisagens (igarapés, rios, matas e praias de água doce) e com outras formas de se conectar com esses espaços através dos corpos, dos usos das encantarias e do processo de inter-relação, como sendo também, elementos que constituem a territorialização no interior da Amazônia Paraense.
Descargas
Referencias
Erick, Igor. Entre corpos, sensações e paisagens: reflexões sobre a diversidade sexual e de gênero no interior da Amazônia, dissertação defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará, em 2018: 197pg.
Ingold, Tim. The Temporality of the Landscape. In: The Perception of the Environment. Londres / Nova York: Routledge, 2000. pp. 189-208.
Ingold, Tim. Being Alive: Essays on Movement, Knowledge and Description. London: Routledge, 2011.
Maués, Raymundo Heraldo. 1990. A ilha encantada: medicina e xamanismo. Belém: Universidade Federal do Pará.
Simões, Júlio Assis; França, Isadora L. & Macedo, Marcio. Jeitos de corpo: cor/raça, gênero, sexualidade e sociabilidade juvenil no centro de São Paulo. Cadernos Pagu, Campinas, São Paulo, n. 35, p. 37-78. 2010.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Cadernos de Campo (São Paulo, 1991)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autorizo a Cadernos de Campo a publicar el trabajo de mi autoría/responsabilidad, así como me responsabilizo por el uso de imágenes, si se aceptada su publicación.
Estoy de acuerdo con esta declaración como una expresión absoluta de la verdad y confirmo el carácter inédito de la obra presentada. Asumo la plena responsabilidad del material presentado en mi nombre y en el de los eventuales coautores