Sexualidade e paisagens do desejo no interior da Amazônia Paraense
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v33i2pe226954Palavras-chave:
Sexualidade, Paisagens do desejo, Interioridade, Amazônia paraenseResumo
O ensaio tem como objetivo apresentar ou (re)pensar, a partir dos resultados oriundos da minha dissertação de mestrado, outros contextos de espaços de sociabilidade homossexual que serão definidos aqui como paisagens do desejo. A ideia é trabalhar com os sentidos e sensações relacionados às paisagens (igarapés, rios, matas e praias de água doce) e com outras formas de se conectar com esses espaços através dos corpos, dos usos das encantarias e do processo de inter-relação, como sendo também, elementos que constituem a territorialização no interior da Amazônia Paraense.
Downloads
Referências
Erick, Igor. Entre corpos, sensações e paisagens: reflexões sobre a diversidade sexual e de gênero no interior da Amazônia, dissertação defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará, em 2018: 197pg.
Ingold, Tim. The Temporality of the Landscape. In: The Perception of the Environment. Londres / Nova York: Routledge, 2000. pp. 189-208.
Ingold, Tim. Being Alive: Essays on Movement, Knowledge and Description. London: Routledge, 2011.
Maués, Raymundo Heraldo. 1990. A ilha encantada: medicina e xamanismo. Belém: Universidade Federal do Pará.
Simões, Júlio Assis; França, Isadora L. & Macedo, Marcio. Jeitos de corpo: cor/raça, gênero, sexualidade e sociabilidade juvenil no centro de São Paulo. Cadernos Pagu, Campinas, São Paulo, n. 35, p. 37-78. 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos de Campo (São Paulo - 1991)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autorizo a Cadernos de Campo - Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP) a publicar o trabalho (Artigo, Ensaio, Resenha, Tradução, Entrevista, Arte ou Informe) de minha autoria/responsabilidade assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade, também me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do trabalho enviado.