Capoeiravogue e Malandragem 2.0: uma entrevista com Puma Camillê

Autores

  • João Caetano Brandão Andrade Universidade Federal da Bahia/Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGA/UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v33i2pe227168

Palavras-chave:

capoeiravogue, Corpo, Internet, Gênero, Bahia

Resumo

Esta entrevista com Puma Camillê, realizada em agosto de 2023, explora a intersecção entre corpo, gênero e sexualidade no contexto da capoeira, do vogue e da Internet. A conversa revela a jornada da multiartista e aborda como a capoeira e o vogue moldaram sua identidade e suas perspectivas sobre gênero. Dividida em quatro partes, a entrevista aborda a biografia de Puma, destacando a importância do corpo na construção de sua identidade; seu envolvimento com a capoeira e com o vogue, e como essas práticas moldaram suas habilidades e entendimento político;  discutimos também a relação de Puma com a Internet como ferramenta de expressão e conexão e a contribuição de Puma à cultura ballroom e à capoeira, através da CapoeiraVogue ou Capoeira para Todes. Por fim, Puma reflete sobre o papel mítico da Bahia na capoeira e compartilha suas visões sobre o futuro da prática. Esta entrevista oferece uma contribuição aos debate sobre gênero e corporeidade, destacando como a capoeira e o vogue, como práticas culturais, se territorializam e reverberam no ambiente digital

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Caetano Brandão Andrade, Universidade Federal da Bahia/Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGA/UFBA)

    É Mestre e doutorando em Antropologia Social pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia (PPGA), da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem graduação no curso de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH), desta mesma universidade, com ênfase em Antropologia. Com experiência em Antropologia Transnacional e Antropologia Urbana, dedica-se especialmente a estudar a Capoeira e seus processos de internacionalização e transnacionalização. Atua nas seguintes áreas: estudos sobre o Brasil, Capoeira da Bahia, etnografia multi-situada, cultura popular, antropologias mundiais e fluxos transnacionais. Nos últimos anos, tem aprofundado sua pesquisas em temáticas voltadas às culturas digitais e a capoeira no ciberespaço e sobre a relação estabelecida entre a capoeira e antropologia feitas na Bahia. Atualmente atua como auxiliar de Pesquisa no Projeto de Pesquisa-ação Agentes Culturais Democráticos (UFBA/MinC/UFRB). Desenvolve, de forma paralela a sua formação acadêmica, trabalhos com a escrita de crônicas, contos e canções.

Downloads

Publicado

2024-10-29

Edição

Seção

Dossiê: Territorializando corpos, gêneros e sexualidade

Como Citar

Brandão Andrade, J. C. (2024). Capoeiravogue e Malandragem 2.0: uma entrevista com Puma Camillê. Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 33(2), e227168. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v33i2pe227168