"Você entra na Etec e vira gay, drogado ou rebelde”: território, gênero e sexualidade na experiência de estudantes de ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v33i2pe227228Palavras-chave:
território escolar, sexualidade, gênero, JuventudeResumo
Baseado em trabalho de campo em uma escola pública de ensino médio profissionalizante, situada em um bairro popular na zona sul da cidade de São Paulo, este artigo explora etnograficamente a modulação de sentidos da frase “Você entra na Etec e vira gay, drogado ou rebelde”, dita tanto por estudantes quanto por docentes e servidores. A Etec em questão, reconhecida pela qualidade do ensino que oferta, atrai jovens de diversas localidades de uma vasta região marcada por alta vulnerabilidade social. Considerando as particularidades do território escolar, desde sua posição na geografia social da metrópole até os diferentes modos de apropriação e produção do espaço escolar, procuramos nos valer da referida frase como uma chave para marcar a singularidade da experiência e do imaginário coletivo juvenil que ela evoca e caracteriza.
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