Política, economia e mediação simbólica: Notas etnográficas sobre a constituição da chefia social a partir da experiência do Camelódromo de Porto Alegre?
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v20i20p33-50Palavras-chave:
Camelódromo, TRansição, Comércio Informal, Mediação Política, EstadoResumo
Este trabalho problematiza as disputas e processos de instituição do Centro Popular de Compras – popular “Camelódromo” – na Região Centro de Porto Alegre/RS. Com base na realização de observação participante multi-situada, discute-se, de um lado, as estratégias de governamentalidade associadas à força persuasiva do Estado, ao colocar a necessidade de higienização e urbanização do espaço público e, com ela, o deslocamento espacial e identitário de trabalhadores informais das ruas para a visibilidade jurídico-formal. De outro lado, questiona-se os modelos de gestão do Estado subjacentes às Parcerias Público-Privadas, à luz de sua contextualização local, isto é, dos camelôs afetados pelo processo de transição. O acompanhamento etnográfico dos itinerários de seu líder comunitário – Juliano Fripp –, conectando diferentes espaços da esfera pública (Câmara Municipal, Ministério Público, Prefeitura, Orçamento Participativo) às expectativas do grupo, permite entrever como se conguram as tensões mais amplas em torno dos processos político-econômicos que atravessam a instituição do Camelódromo.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-03-30
Edição
Seção
Artigos e Ensaios
Licença
Autorizo a Cadernos de Campo - Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP) a publicar o trabalho (Artigo, Ensaio, Resenha, Tradução, Entrevista, Arte ou Informe) de minha autoria/responsabilidade assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade, também me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do trabalho enviado.
Como Citar
Kopper, M. (2011). Política, economia e mediação simbólica: Notas etnográficas sobre a constituição da chefia social a partir da experiência do Camelódromo de Porto Alegre?. Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 20(20), 33-50. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v20i20p33-50