Do Egito antigo ao Brasil contemporâneo através da religiosidade egípcia neopagã (kemetismo): uma entrevista com Pablo Mizraji
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v35i1pe233806Palavras-chave:
Neopaganismo, Religiosidade, KemetismoResumo
Nesta entrevista inédita realizada em 2025 – ano em que a primeira comunidade kemética no Brasil celebra 20 anos de existência –, Pablo Mizraji que é Cientista Social, membro da Sociedad Uruguaya de Egiptología, sacerdote de comunidade kemética e um dos fundadores do Kemetismo Brasil, compartilha a história e o desenvolvimento dessa religiosidade neopagã, inspirada na antiga tradição egípcia e na cosmopercepção daquela antiga sociedade. Pablo conta sobre a construção dessa religiosidade dentro do contexto neopagão internacional, trazendo igualmente a discussão para o solo brasileiro. Além disso, o entrevistado explica pontos fulcrais para a compreensão do Kemetismo, como os conceitos de Heka, Ka, Dua e Neter, bem como os princípios que regem essa religiosidade, as principais divindades cultuadas e as aproximações do Kemetismo com o conhecimento acadêmico egiptológico.
Downloads
Referências
DIOP, Cheikh Anta. 2011. "A origem dos antigos egípcios". In: MOKHTAR, G. (Org). História Geral da África II. África antiga. São Paulo/Brasília: UNESCO.
Kemetismo Brasil. n.d. Site Oficial: https://www.kemetismobrasil.com.br/. Acessado em: 01 de Dez. De 2024.
Universidade Federal Fluminense. n.d. Site oficial do NEHMAAT – Núcleo de Estudos em História Medieval, Antiga e Arqueologia Transdisciplinar da UFF: http://www.nehmaat.uff.br/. Acessado em: 23 de Jan. de 2025.
Universidade Federal Fluminense. n.d. Laboratório de História e Espiritualidade da UFF: http://historiacampos.sites.uff.br/atividades/e-grupos-de-pesquisa/. Acessado em: 23 de Jan. de 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2026 Cadernos de Campo (São Paulo - 1991)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autorizo a Cadernos de Campo - Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP) a publicar o trabalho (Artigo, Ensaio, Resenha, Tradução, Entrevista, Arte ou Informe) de minha autoria/responsabilidade assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade, também me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do trabalho enviado.
eISSN: 2316-9133