A Margem versus Terra em Transe: estudo sobre a ascensão de Ozualdo Candeias no universo cinematográfico
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2005.56687Palavras-chave:
Ozualdo Candeias, A margem, Terra em transe, recepção, crítica cinematográficaResumo
O presente artigo tem como objetivo discutir o papel ideológico que foi atribuído pela crítica cinematográfica ao filme A Margem (1967), primeiro longa-metragem de Ozualdo Candeias, cineasta considerado precursor do Cinema Marginal no Brasil. Após a contextualização dos principais embates estéticos e políticos que ocorriam no âmbito do cinema na ocasião do lançamento da fita, pretende-se analisar os argumentos utilizados pela crítica, no intuito de tornar A Margem instrumento de combate a uma das obras mais significativas e polêmicas do Cinema Novo, Terra em Transe (1967), de Glauber Rocha.Downloads
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Publicado
2005-12-27
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
A Margem versus Terra em Transe: estudo sobre a ascensão de Ozualdo Candeias no universo cinematográfico. (2005). Caligrama (São Paulo. Online), 1(3). https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2005.56687