Semiótica da marca: análise da marca contemporânea como fenômeno de linguagem
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2006.64598Palavras-chave:
marca, marketing, comunicação, semiótica, Peirce.Resumo
Este artigo busca iniciar uma reflexão teóricometodológica, de base semiótica, a fim de examinar a marca contemporânea enquanto fenômeno de linguagem, analisando sua lógica de funcionamento referencial e significativa desde a eclosão do capitalismo industrial até a contemporaneidade, época pautada pela aceleração tecnológica e pela multiplicação dos meios de divulgação. O desafio de examinar a marca como fenômeno de comunicação, resultado de uma confluência de linguagens que a constituem como signo complexo, demanda a utilização de um instrumento conceitual capaz de compreendê-la em sua multiplicidade expressiva. Optou-se, aqui, pela semiótica de origem peirceana, que funcionará como base teórica e ferramenta analítica para a compreensão do fenômeno marca em sua condição de signo.Downloads
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Publicado
2006-04-27
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Semiótica da marca: análise da marca contemporânea como fenômeno de linguagem. (2006). Caligrama (São Paulo. Online), 2(1). https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2006.64598