Ambigüidade e estilística do grotesco no discurso visual da publicidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2007.64870Palavras-chave:
ambigüidade, grotesco, discurso visual, publicidade.Resumo
Este texto observa os recursos visuais que caracterizam o grotesco enquanto um tema na publicidade. A articulação entre elementos plásticos e figurativos propõe uma espécie de “construção ficcional” do grotesco que toma a personificação como uma estratégia discursiva. A condição de ambigüidade entre o que pertence ao domínio do humano e do inanimado destaca-se como aspecto necessário ao investimento expressivo dos personagens em um conjunto de operações retóricas que, ao mesmo tempo, caracteriza a inversão de estatutos e convoca um modo próprio de se defrontar com este tipo de mensagem.Downloads
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Publicado
2007-04-27
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Ambigüidade e estilística do grotesco no discurso visual da publicidade. (2007). Caligrama (São Paulo. Online), 3(1). https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2007.64870