A democratização da capacidade de olhar: Sobre a crítica fotográfica de Juan José Millás
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.v0i17p259-283Palavras-chave:
Millás, fotografía, periodismo, democratización, extrañamientoResumo
O trabalho do escritor valenciano Juan José Millás exibe um interesse de base, misturando ferramentas e temas típicos de dois campos tradicionalmente diferenciados: literatura e jornalismo. Nos textos que compõem Todo son preguntas (2005) e El ojo de la cerradura (2006), Millás avança outro passo, vinculando ao seu trabalho como escritor a reflexão sobre o ramo não verbal da linguagem. Para isso, ele apelará, ao mesmo tempo, ao próprio registro do escritor de ficção, do colunista de jornal e do crítico de fotografia amador, para expor as impressões que geraram uma série de imagens publicadas no jornal El País. Dado que essas imagens exibem sua própria mensagem, independentemente de haver ou não uma linguagem verbal que "explique", Millás não pôde assegurar que os espectadores interpretaram as fotografias de uma maneira particular de sua intervenção como escritor; sua opção será, em vez disso, chamar a atenção dos leitores, oferecendo-lhes as ferramentas para aprimorar uma visão crítica pessoal, uma capacidade de julgamento separada da ideologia dominante.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2019 Constanza Lucía Tanner

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
