Boécio e a ética eudaimonista
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v2i07p109-127Palavras-chave:
Felicidade, Deus, bem, absoluto, ontonomia, autonomiaResumo
Este artigo pretende investigar a noção boeciana de felicidade, a partir de três momentos fundamentais: a definição formal de felicidade; a explicitação do que a felicidade não é; a identificação entre Deus, o bem e a felicidade. Por fim, concebendo a ética eudaimonista de Boécio como paradigmática da ética clássica, pretende-se estabelecer algumas comparações entre esta e a ética moderna.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. E tica Nicomachea. 9. ed. Trad. Marcello Zanatta. Milão: Rizzoli, 2001. 2 v.
BOÉCIO. Consolation de la Philosophie. Trad. Colette Lazam. Paris: Rivages Poche, 1989.
BOÉCIO. De consolatione philosophiae & Opuscula theologica. Edição de Claudio Moreschini. Munique: K. G. Saur, 2000.
BOÉCIO. La consolazione della Filosofia. Trad. Luca Obertello. Milão: Rusconi, 1996.
BOÉCIO. The consolation of Philosophy. Trad. P. G. Walsh. Nova Iorque: Oxford University Press, 1999.
BORHEIM, G. O drama burguês. São Paulo: TV Cultura, Série Ética, 1994 (conferência televisiva).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Juvenal Savian Filho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.