Arte e revolução em Theodor Adorno e Herbert Marcuse
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v2i13p93-108Palavras-chave:
teoria crítica , arte , revolução , dedocafonismo , surrealismo , Arnold Schonenberg , Theodor Adorno e Hebert MarcuseResumo
O objetivo do presente artigo é, tendo como fundamento a relação entre arte e revolução no interior da teoria crítica da Escola de Frankfurt, estabelecer uma relação entre o que a música dodecafônica de Arnold Schoenberg representa para a filosofia de Theodor Adorno com o que o surrealismo representa na filosofia de Herbert Marcuse. A hipótese defendida é a de que as razões que levaram Adorno a se aproximar da atonalidade e do dodecafonismo se assemelham às razões que levaram Marcuse a se aproximar do surrealismo. E, embora os dois autores tenham utilizado em seus escritos elementos teóricos das chamadas “artes de vanguarda”, pretende-se também mostrar que Marcuse nutriu pelas mesmas um otimismo e uma confiança maiores do que Adorno.Downloads
Referências
ADORNO, T. W. Filosofia da Nova Música. Trad. Magda França. 2.ed. São Paulo: Perspectiva, 1989.
ADORNO, T. W. Notas de Literatura. Trad. Celeste Aída Galeão e Idalina Azevedo da Silva. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1991.
ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Trad. Guido A. de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
ALEXANDRIAN, Sarane. O Surrealismo. Trad. Adelaide Penha e Costa. São Paulo: Edusp, 1978.
MARCUSE, Herbert. A arte na sociedade unidimensional. In: LIMA, Luis C. Teoria da cultura de massa. 4.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990, p. 245-256.
MARCUSE, Herbert. A Sociedade como obra de arte. Mimeo. Trad. Ricardo Corrêa Barbosa. Publicado originalmente em Neues Fórum, n. 167-168, nov.-dez. 1967.
MARCUSE, Herbert. Contra-revolução e revolta. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.
MARCUSE, Herbert. Eros e civilização. 8.ed. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Guanabara & Koogan, 1981.
MEDAGLIA, J. Música Impopular. São Paulo: Global, 1988.
ROUSSEAU, J.-J. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Trad. Iracema Gomes Soares e Maria Cristina Roveri Nagle. São Paulo: Ática 1989.
SILVA, Rafael C. Arte e reconciliação em Herbert Marcuse. Trans/Form/Ação, São Paulo, v. 28(1), p. 29-48, 2005.
SILVA, Rafael C.. Notas sobre Esclarecimento e Arte contemporânea em Marcuse e Adorno. In: DUARTE, R.; FIGUEIREDO, V. (Org.). Mímesis e expressão. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001, p. 315-326.
WIGGERSHAUS, Rolf. A Escola de Frankfurt. Rio de Janeiro: Difel, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Paulo Irineu Barreto Fernandes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.