Maquiavel, Retórica e Política
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v1i24p62-74Palavras-chave:
Retórica, Renascimento, Política, Filosofia, RepúblicaResumo
O objetivo do artigo é discutir a importância e a valorização da retórica no renascimento e a natureza da relação que se estabeleceu entre retórica e política no pensamento republicano renascentista e, em especial, na obra de Maquiavel. Procura-se mostrar o estreito vínculo entre a filosofia, a retórica e a política, seguido de uma breve exposição a respeito dos gêneros retóricos e da preeminência, do gênero deliberativo sobre os outros gêneros. A relação entre retórica e política na renascença será considerada a partir da análise de dois discursos deliberativos, o primeiro retirado da História do povo florentino de Leonardo Bruni, o outro é extraído da História de Florença de Maquiavel. A análise deverá expor não apenas o vínculo estreito entre retórica e política em Bruni e Maquiavel, mas também que, precisamente por causa deste vínculo, que os discursos analisados manifestam concepções distintas de república.Downloads
Referências
ANÔNIMO. Retórica a Herênio. São Paulo, Hedra, 2005.
BRUNI, Leonardo. Istoria fiorentina di Leonardo Aretino, [tradotta in volgare da Donato Acciajuoli; premessovi un Discorso su Leonardo Bruni aretino per C. Monzani]. Firenze, F. Le Monnier, 1861.
CICERO. De l’invention. Paris, Garnier Frères, s/d.
CICERO. Dos deveres. São Paulo, Martins Fontes, 1999.
CICERO. De la Republique. Des Lois. Paris, Garnier Frères, 1954.
LATINI, Brunetto. La retorica. In: Biblioteca dei Classici Italiani, www.classicitaliani.it.
MACHIAVELLI. Tutte le Opere. Firenze, Sansoni, 1992.
QUINTILIANO. Institution Oratorie. Paris, Garnier Freres, s/d.
VILLANI, Giovanni. Nuova Cronica. Fondazione Pietro Bembo/Ugo Guanda. Biblioteca di scrittori italiani, Editore in Parma, 1991.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Patrícia Fontoura Aranovich

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.