A Escolarização dos trabalhadores e trabalhadoras nas áreas de assentamentos rurais no Ceará
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1413-45192009000200003Palavras-chave:
Escolarização, Educação, Reforma agráriaResumo
O presente estudo tem por objetivo apresentar o Projeto de Escolarização de Trabalhadores e Trabalhadoras em Áreas de Assentamentos Rurais no Ceará, desenvolvido pela Universidade Estadual do Ceará, por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. O referido projeto objetiva a escolarização, até a quarta série, de 4.600 jovens e adultos nas áreas de Reforma Agrária. Tendo como referencial teórico a pedagogia freiriana, o projeto acontece de forma integrada e em parceria com o INCRA-Ce, Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC), Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs) e o MST. Pretende-se, ainda, analisar alguns aspectos pertinentes ao projeto, a saber: qual o papel atribuído pelos movimentos sociais à Educação na Reforma Agrária? A proposta educativa realmente consubstancia o efetivo direito à educação ou as intercorrências terminam por minar estas conquistas? As propostas realizadas pelos parceiros têm concretamente se realizado na sala de aula?Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2009-12-01
Edição
Seção
Dossiê Amazônia
Como Citar
Barbosa, L. P., & Carvalho, S. M. G. de. (2009). A Escolarização dos trabalhadores e trabalhadoras nas áreas de assentamentos rurais no Ceará. Cadernos CERU, 20(2), 33-49. https://doi.org/10.1590/S1413-45192009000200003