Diagnóstico sociocultural de camponeses egressos de um projeto de alfabetização do programa nacional de educação na reforma agrária em Alagoas - BR
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1413-45192010000100010Palavras-chave:
Educação do campo, Alfabetização de jovens e adultos, Exclusão escolar em populações ruraisResumo
Este artigo apresenta uma caracterização sociocultural de um grupo de camponeses assentados da reforma agrária, egressos de um projeto de alfabetização. Mostra que o grupo apresenta uma identidade social comum, construída historicamente por várias gerações de trabalhadores braçais, vinculados à cultura da cana-de-açúcar, marcados por relações de extrema exploração e condições de vida muito precárias. A posse da terra, com aquisição de um pequeno lote da reforma agrária, não resultou em mudanças significativas na sua qualidade de vida. A exclusão social que caracteriza o grupo reflete-se na exclusão escolar. Mesmo tendo a maioria frequentado classes de alfabetização em diversas fases da vida, o grupo continua sem o domínio elementar da leitura e da escrita, fato que denuncia o caráter de inclusão marginal das políticas de escolarização oferecidas às camadas populares no Brasil.Downloads
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Publicado
2010-06-01
Edição
Seção
Dossiê Amazônia
Como Citar
Diagnóstico sociocultural de camponeses egressos de um projeto de alfabetização do programa nacional de educação na reforma agrária em Alagoas - BR. (2010). Cadernos CERU, 21(1), 181-202. https://doi.org/10.1590/S1413-45192010000100010