Inclusão e prática pedagógica: a ação docente junto aos alunos com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v29i1p133-174Resumo
A inclusão de pessoas com defi ciência nas escolas de ensino regular não está apenas sob o encargo da legislação vigente, mas também dos gestores da escola e dos professores que irão atender a esse grupo no ambiente de sala de aula. Assim, essa ação requer do professor novas práticas, para que ele se adapte às realidades correntes da sociedade, do conhecimento, dos alunos e dos diversos universos culturais. O objetivo deste estudo foi compreender como é realizada a prática pedagógica para efetivar a inclusão desses alunos. As entrevistas foram realizadas com base nos princípios de história oral temática. Os resultados da pesquisa mostraram que a maioria dos professores apresenta difi culdade com relação à prática pedagógica; a educaç ã o tem papel de suma importância no processo de mudança social; nã o é possí vel realizar mudanças sem que haja o compromisso de todos os sujeitos que estão envolvidos nessa área.