O ensino e a cultura literária nas escolas do Ensino Médio em Roraima/Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v29i2p%25pResumo
O artigo tem como objetivo verificar como o ensino da Literatura e a cultura literária se materializa no currículo escolar das escolas estaduais do Ensino Médio em Roraima/Brasil. Este trabalho é parte da tese de Doutorado em Educação: Currículo, intitulado A Formação Continuada dos Professores de Literatura Regionalista e o Currículo do Ensino Médio em Roraima/Brasil, defendido em 2017 na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O lócus da pesquisa foram oito escolas estaduais de Ensino Médio regular nas sedes dos municípios de Boa Vista, Bonfim, Caracaraí, Pacaraima e Rorainópolis e teve como sujeitos vinte professores formados em Letras e que lecionam no terceiro ano do Ensino Médio. Para operacionalização a pesquisa teve como proposta metodológica a abordagem qualitativa em um estudo de caso múltiplo. A pesquisa assentou-se nos princípios de que as discussões sobre o ensino e a cultura literária desenvolvida nas escolas perpassam pela formação da cidadania dos seus sujeitos e pelo compartilhamento dos saberes, valores e a articulação entre teoria e prática em contextos formativos em mudança.