Narrativas autobiográficas de crianças em escola rural de Mossoró/RN
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v35i2p30-46Palavras-chave:
Narrativas Autobiográficas, Narrativas de Crianças, Escola RuralResumo
A comunicação discute questões relacionadas às narrativas e escritos autobiográficos de crianças de escola rural e objetiva analisar narrativas de estudantes do 4º/5º ano sobre a escola rural, com ênfase nas experiências do cotidiano da Escola Municipal Raimundo Galdino da Silva, localizada no Assentamento Cordão de Sombra II – zona rural da cidade de Mossoró/RN. A investigação justifica-se no contexto da necessária discussão e luta por uma educação pública de qualidade, mais especificamente para as diferentes comunidades rurais, considerando suas especificidades e modos de habitar os territórios rurais. No contexto da cidade pesquisada não há implementação de uma política para as escolas municipais rurais, orientadas a trabalharem na lógica urbanocêntrica. Entendemos o rural como um espaço diversificado, com suas singularidades que precisam ser respeitadas, garantindo modos implicados de vida da população nos territórios rurais. A pesquisa é de base qualitativa e se ancora em princípios da pesquisa (auto)biográfica, através das narrativas de crianças sobre sua vida, como se veem, como experienciam a escola e seus significados para sua vida, ao buscarmos compreender o que sentem, desejam ou não, a partir do repertório social que constroem nas interações sociais com seus pares. Nesse sentido, o esforço reflexivo das crianças torna suas narrativas um objeto de estudo precioso para o acesso às construções que elas fazem a respeito do que vivem na escola.
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