Adaptação sociocultural e regulação emocional de emigrantes portugueses no México

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v36i1p29-46

Palavras-chave:

Regulação emocional, Competências socioculturais, Adaptação, Interculturalidade, Emigrantes portugueses, Migrações internacionais

Resumo

A adaptação sociocultural das comunidades migrantes envolve a aquisição de competências socioculturais aquando do contacto com uma nova cultura, nomeadamente, no envolvimento com a comunidade, na comunicação interpessoal e intercultural e nas diligências públicas. Este processo implica um ajustamento psicológico que condiciona o bem-estar dos indivíduos. Este estudo tem como objetivo analisar o modo como a adaptação sociocultural influência a regulação emocional dos emigrantes portugueses no México. A pesquisa, de abordagem transversal e descritiva, utilizou uma metodologia quantitativa com 79 participantes selecionados por conveniência; avaliados pela Escala de Adaptação Sociocultural (SCAS-Sociocultural Adaptation Scale), a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (DASS-21-Depression, Anxiety and Stress Scale) e um questionário com variáveis sociodemográficas e situacionais migratórias. Os principais resultados indicam que com o aumento da idade há uma diminuição significativa das competências de adaptação sociocultural, que as mulheres e indivíduos com experiências interculturais anteriores apresentam maior envolvimento com a comunidade e que mais diligencias públicas e o envolvimento com a comunidade estão associadas ao aumento dos níveis de stress, ansiedade e depressão. Conclui-se que, embora esta comunidade desenvolva competências interculturais que decorrem da aprendizagem cultural, a interação com a sociedade de acolhimento pode intensificar os níveis da regulação emocional, afetando a saúde mental dos emigrantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Charles da Silva Rodrigues, Universidad de Guanajuato

    Universidad de Guanajuato (México) & CEMRI - UAb (Portugal).

  • Paula Carvalho de Figueiredo, Universidad de Guanajuato

    Universidad de Guanajuato (México) & CEMRI-UAb (Portugal).

  • Maria Natália Pereira Ramos, Universidade Aberta de Lisboa. Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais

    Universidade Aberta & CEMRI- UAb (Portugal).

Referências

AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION (APA). Rules and Procedures. Ethics Committee of the American Psychological Association, 2018.

AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION (APA). Publication Manual of the American Psychological Association. (7th edition). American Psychological Association, 2019. https://www.apa.org/ethics/committee-rules-procedures-2018.pdf

BERRY, J. W. Marginality, stress and ethnic identification in an acculturated Aboriginal community. Journal of Cross-Cultural Psychology, 1970, n. 1, p. 239–252. https://doi.org/10.1177/135910457000100303.

BERRY, J.W. Conceptual Approaches to Acculturation. In: K. M., CHUN, P. B. ORGANISTA, & G. MARIN, Acculturation. Advances in Theory, Measurement, and Applied Research. American Psychological Association, p. 17-38, 2003.

BERRY, J. W. Stress perspectives on acculturation. In: D. SAM E J. W. BERRY (Eds.), The Cambridge handbook of acculturation psychology. Cambridge University Press, p. 43-57, 2006.

BERRY, J.W. Introduction to Mutual Intercultural Relations. J. BERRY (ed.) Mutual Intercultural Relations. Cambridge University Press, p. xxxiii-xxxiv, 2017. https://doi.org/10.1017/9781316875032.001.

CASTELS, S. International Migration at the Beginning of the Twenty-First Century: Global Trends and Issues. International Social Sciences Journal, n. 52, p. 269-281, 2019. Doi: 10.1111/issj.12185

DÍAZ-GUERRERO, R. Historio-sociocultura y personalidad: Definición y características de los factores de la familia mexicana. Revista de Psicología Social y Personalidad, v. 2, n.1, p. 13-42, 1986.

DÍAZ-GUERRERO, R. Psicología del Mexicano: Descubrimiento de la etnopsicología. Trillas, 2002.

FIGUEIREDO, P. C., RODRIGUES, C. S., RAMOS, M. N. P. Estrés aculturativo: implicaciones y efectos adversos en la vida del migrante. Revista Ecuatoriana De Psicología, v. 7, n.19, p. 561–574, 2024. https://doi.org/10.33996/repsi.v7i19.142.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTADÍSTICA Y GEOGRAFÍA, INEGI (2020). XII Censo General de Población y Vivienda 2000. Migración, 2020. https://www.inegi.org.mx/programas/ccpv/2020/#Tabulados.

LAZARUS, R. S. Progress on a cognitive-motivational-relational theory of emotion. American Psychologist, v. 46, p. 819–834, 1991.

LAZARUS, R. S. & FOLKMAN, S. Stress, appraisal and coping. Springer Publishing Company, Inc., p. 1913-1915, 1984.

LOVIBOND, P., & LOVIBOND, S. The structure of negative emotional states: Comparison of the depression anxiety stress scales (DASS) with the Beck Depression and Anxiety Inventories. Behavior Research and Therapy, v. 33, n.3, p. 335-343, 1995.

PAIS-RIBEIRO, J., HONRADO, A., & LEAL, I. Contribuição para o estudo da adaptação portuguesa das escalas de ansiedade, depressão e stress (EADS) de 21 itens de Lovibond & Lovibond. Psicologia, Saúde & Doenças, v. 5, n.1, p. 229-239, 2024.

PIRES, R.P., AZEVEDO, J., VIDIGAL, I., & VEIGA, C.M. Emigração Portuguesa 2021. Relatório Estatístico. Observatório da Emigração e Rede Migra. CIES-ISCTE, 2021. Doi: 10.15847/CIESOEMRE082021

PIRES, R.P., VIDIGAL, I., PEREIRA, C., AZEVEDO, J., & VEIGA, C.M. Atlas da Emigração Portuguesa. Observatório da Emigração. Editora Mundos Sociais, CIES, ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa, 2023. Doi: 10.15847/CIESMS0012023

RAMOS, M.N.P. Maternage en milieu portugais autochtone et immigré. De la tradition à la modernité. Une étude ethnopsychologique. Thèse de Doctorat en Psychologie. Paris V, Institut de Psychologie, Université René Descartes, Sorbonne, 1993.

RAMOS, N. Psicologia Clínica e da Saúde. Universidade Aberta, 2004. ISBN: 9726744369

RAMOS N. Migração, aculturação, stresse e saúde. Perspetivas de investigação e de intervenção.Psychologica,v.41,p.329–350, 2006. https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/6833

RAMOS, N. (Org.). Saúde, Migração e Interculturalidade: perspectivas teóricas e práticas. João Pessoa: Editora Universitária da Universidade Federal da Paraíba, 2008.

RAMOS, N. (2009). Saúde, Migração e Direitos Humanos. Mudanças – Psicologia da Saúde, v.17, n.1, p.1-11. http://hdl.handle.net/10400.2/3127

RAMOS, N. Educar para a interculturalidade e cidadania: princípios e desafios. L. ALCOFORADO ET Al. Educação e Formação de Adultos. Políticas, Práticas e Investigação. Coimbra, Ed. da Universidade de Coimbra, p.189-200, 2011. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0228-8_16

RAMOS, N. Interculturalidade(s) e Mobilidade(s) no Espaço Europeu: viver e comunicar entre culturas. In: The overarching issues of the european space: the territorial diversity of opportunities in a scenario of crisis, p. 225-245, 2013.

RAMOS, N. Conflitos interculturais no espaço europeu- Perspetivas de Prevenção e Intervenção. In: The overarching issues of the European space: the territorial diversity of opportunities in a scenario of crisis. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, p. 225-245, 2014. https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/13207.pdf

RAMOS, N. Mobilidades e interculturalidades na contemporaneidade: desafios para a Psicologia e a inserção social. In: S. GONDIM & I. BICHARA (Org.). A Psicologia e os desafios do mundo contemporâneo, p.267-300, 2015. Salvador, EDUFBA.

RODRIGUES, C. S., FIGUEIREDO, P. C., RAMOS, M. N. P. Competências Socioculturais na Adaptação dos Portugueses Residentes no México. Revista Euro Latinoamericana De Análisis Social Y Político (RELASP), v. 4, n.7, p.138–156, 2023. Doi: https://doi.org/10.35305/rr.v4i7.111.

RODRIGUES, C. S., FIGUEIREDO, P. C., RAMOS, M. N. P. Influência de la discriminación percibida en el bienestar de salud mental de inmigrantes portugueses residentes en México. Revista AJAYU, v. 23, n.1, p. 64–82, 2025. https://doi.org/10.35319/ajayu.231273

ROBSON, C., & MCCARTAN, K. Real world research. John Wiley & Sons, Ltd., 2016. ISBN: 978-1-118-74523-6

SAM, D., & BERRY, J. Introduction. In: D. L. SAM, & J. BERRY (ed.), The Cambridge Handbook of Acculturation Psychology, p. 11-26, 2006.

SEARLE, W. & WARD, C. The prediction of psychological and socio-cultural adjustment during cross-cultural transitions. International Journal of Intercultural Relations, v. 14, n. 4, p. 449–464, 1990. Doi: https://doi.org/10.1016/0147-1767(90)90030-Z

WARD, C. Acculturation. In: D. Landis & R Bhagat (Eds.), Handbook of intercultural training, p 124–147, 1996. Sage Publications.

WARD, C. The ABCs of acculturation. In: D. MATSUMOTO (ed.), The handbook of culture and psychology, p. 411–445, 2001. Oxford University Press.

WARD, C., BOCHNER, S., & FURNHAM, A. The psychology of culture shock. Routledge, 2001. Doi:10.4324/9780203992258

WARD, C., FOX, S., WILSON, J., STUART, J., & KUS, L. Contextual Influences on Acculturation Processes: The Roles of Family, Community and Society. National Academy of Psychology (NAOP) India. Psychological Studies, v. 55, n. 1, p. 26–34, 2010. Doi: 10.1007/s12646-010-0003-8

WARD, C. & KENNEDY, A. Psychological and socio-cultural adjustment during cross-cultural transitions: a comparison of secondary students at home and abroad. International Journal of Psychology, v. 28, p. 129–147, 1993. Doi: https://doi.org/10.1080/00207599308247181

WARD, C., & KENNEDY, A. The measurement of sociocultural adaptation. in International Journal of Intercultural Relations, v. 23, p. 659–677, 1999. Doi: 10.1016/S0147-1767(99)00014-0

WILSON, J., WARD, C., & FISCHER, R. Beyond culture learning theory: What can personality tell us about cultural competency? Journal of Cross-Cultural Psychology, v. 44, p. 900-927, 2013. Doi: 1177/0022022113492889

Downloads

Publicado

2025-06-30

Como Citar

Rodrigues, C. da S., Figueiredo, P. C. de, & Ramos, M. N. P. (2025). Adaptação sociocultural e regulação emocional de emigrantes portugueses no México. Cadernos CERU, 36(1), 29-46. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v36i1p29-46