Desafios da obra programada e suas espacialidades in progress: square em estado mágico em Inhotim
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v36i1p225-246Palavras-chave:
Hélio Oiticica, Penetráveis, Magic Square #5, Inhotim, Espacialidade, ArquiteturaResumo
Artigo derivado da pesquisa O espaço da arquitetura nos Penetráveis de Hélio Oiticica: Repercussões da arte ambiental no conhecimento arquitetônico, que estuda as invenções do artista sob uma perspectiva arquitetônica, considerando as espacialidades que a interação corpórea produz quando participantes as ativam. Entender como isso se processa no âmbito dos Penetráveis é o objetivo deste artigo, pressupondo analogia possível com ambientações arquitetônicas, nas quais a ação do usuário também incide in progress. A pesquisa exploratória e qualitativa inclui levantamento documental, bibliográfico, visita a campo, estudo de caso com abordagem fenomenológica e entrevista. As ambiguidades que esta espacialidade produz constituem os resultados da pesquisa até o momento.
Downloads
Referências
CONDURU, Roberto. Metaesquema, metaforma, metaobra. Em: DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS DA ECA-USP/ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS DA ECA-USP (org.). Ars: Dossiê Hélio Oiticica. São Paulo: Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP, 2017. v. 30p. 63–73.
FAVARETTO, Celso Fernando. A invenção de Hélio Oiticica. São Paulo: Edusp, 1992.
FERRARA, Lucrécia D’Alessio. Espacializar e organizar. Em: FERRARA, Lucrécia D’Alessio (org.). Espaços comunicantes. São Paulo: Annablume; Grupo ESPACC, 2007. p. 27–37.
FERRARA, Lucrécia D’Alessio. Comunicação Espaço Cultura. São Paulo: Annablume, 2008.
FIGUEIREDO, Ariane. Cronologia: Hélio Oiticica (1937-1980). Em: FIGUEIREDO, Luciano (org.). Hélio Oiticica: A pintura depois do quadro. Rio de Janeiro: Silvia Roesler Edições de Arte, 2008. p. 283–295.
GULLAR, Ferreira. Tentativa de compreensão. Em: GULLAR, Ferreira (org.). Etapas da arte contemporânea: Do cubismo ao neoconcretismo. São Paulo: Nobel, 1985. p. 231–235.
JACQUES, Paola Berenstein. Estética da ginga: A arquitetura das favelas através da obra de Hélio Oiticica. 4. ed. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2011.
OITICICA, Hélio. Hélio Oiticica: Um mito vadio (Entrevista a Jary Cardoso). Folha de S. Paulo (Folhetim), São Paulo, p. 7–9, 1978.
OITICICA, Hélio. Posição e programa (jun. 1966). Em: FIGUEIREDO, Luciano; PAPE, Lygia; SALOMÃO, Waly (org.). Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. a. p. 77–83.
OITICICA, Hélio. A transição da cor do quadro para o espaço e o sentido de construtividade (1962). Em: FIGUEIREDO, Luciano; PAPE, Lygia; SALOMÃO, Waly (org.). Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. b. p. 50–63.
OITICICA, Hélio. Cor tonal e desenvolvimento nuclear da cor (mar. 1962). Em: FIGUEIREDO, Luciano; PAPE, Lygia; SALOMÃO, Waly (org.). Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. c. p. 40–41.
OITICICA, Hélio. 04 de março de 1968: Entrada de diário (1968). Em: FIGUEIREDO, Luciano; PAPE, Lygia; SALOMÃO, Waly (org.). Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. d. p. 106–109.
OITICICA, Hélio. Aparecimento do supra-sensorial na arte brasileira (1967). Em: FIGUEIREDO, Luciano; PAPE, Lygia; SALOMÃO, Waly (org.). Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. e. p. 102–105.
OITICICA, Hélio. Esquema geral da Nova Objetividade (1967). Em: FIGUEIREDO, Luciano; PAPE, Lygia; SALOMÃO, Waly (org.). Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. f. p. 84–98.
OITICICA, Hélio. Hélio Oiticica: A última entrevista (para Jorge Guinle Filho, abr. 1980). Em: FIGUEIREDO, Luciano (org.). Hélio Oiticica: A pintura depois do quadro. Rio de Janeiro: Silvia Roesler Edições de Arte, 2008. a. p. 262–267.
OITICICA, Hélio. Ivan Cardoso entrevista Hélio Oiticica para o filme HO (jan. 1979). Em: FIGUEIREDO, Luciano (org.). Hélio Oiticica: A pintura depois do quadro. Rio de Janeiro: Silvia Roesler Edições de Arte, 2008. b. p. 31–39.
OITICICA, Hélio. Doc. No. 0086/72: Texto redigido em 1972 para acompanhar o catálogo da exposição “Metaesquemas 57/58” na Galeria Ralph Camargo, São Paulo, 1972. Rio de Janeiro: AHO/PHO, 2024.
PEDROSA, Adriano; TOLEDO, Tomás. Hélio Oiticica: A dança na minha experiência. São Paulo: MASP, 2020.
PEDROSA, Mario. Textos escolhidos I: política das artes. Org. Otília Arantes. São Paulo: Edusp, 1995.
RAMÍREZ, Mari Carmen. The embodiment of color - “From the inside out”. Em: RAMÍREZ, Mari Carmen (org.). Hélio Oiticica: The body of colour. Houston: The Museum of Fine Arts, 2007. p. 27–73.
REBOUÇAS, Júlia. Quasi Museum, quasi world - The Magic Square No. 5 and the Teatro Oficina in Inhotim. Em: HERAEUS, Stefanie (org.). Hélio Oiticica: Curating the Penetráveis. Bielefeld: Transcript, 2016. p. 97–101.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.