Humanização, Educação e ações educativas vivenciadas no Colégio Agostiniano São José, São Paulo/Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v36i1p299-315Palavras-chave:
Educação Humanizadora, Currículo, Pedagogia Agostiniana, Ações Educativas na CidadeResumo
Este artigo tem como foco a análise da concepção humanizadora da educação, considerando o sentido socioemocional e sua incorporação nos processos de ensino-aprendizagem da Educação Básica, tendo em vista o desenvolvimento integral do ser humano. O processo investigativo tem como referencial norteador a obra do filósofo e teólogo Agostinho de Hipona (354-430) no que tange à Educação, em diálogo com autores reconhecidos por suas produções e interfaces temáticas incluindo questões como currículo e humanização. A metodologia utilizada caracteriza-se pela abordagem qualitativa, alicerçada em estudo bibliográfico, análise documental e pesquisa de campo realizada por meio de entrevistas com docentes, tendo como locus o Colégio Agostiniano São José, localizado na cidade de São José do Rio Preto/SP. Os resultados evidenciam que a prática docente na Educação Básica apresenta-se como potencializadora de valores essenciais à formação humanizadora, incorporando a efetivação do protagonismo cidadão, por meio de vivências impregnadas de empatia e altruísmo.
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