Urbanização versus Tribalismo: o imaginário francês sobre o Novo Mundo a partir de relatos de navegação dos Séculos XVI e XVII
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v36i1p316-337Palavras-chave:
Colonialismo, Gonneville, Descobrimento do BrasilResumo
Este trabalho apresenta uma análise das concepções geográficas e culturais europeias sobre o Brasil e a América, a partir de traduções de textos franceses dos séculos XVII e XIX que documentam a primeira expedição francesa a aportar no Brasil, liderada por Binot Gonneville, em 1503. A análise enfoca as percepções registradas em mapas e relatos de viagem e documentos cartográficos, revelando o impacto do encontro entre o mundo urbanizado e rural europeu e as culturas indígenas tribais das Américas, além da mítica Terra Austral. A pesquisa destaca o contexto da viagem do capitão normando Gonneville a bordo do navio L’Espoir (1503-1505), quando alcançou a costa da atual litoral sul do Brasil, onde encontrou os carijós. Nesse encontro, um cacique permitiu que Gonneville levasse seu filho à Europa, com a promessa de retorno em vinte luas. Assim, o estudo constitui uma interlocução antropológica e sociológica entre dois mundos — o europeu urbano e o indígena tribal —, fundamental para a compreensão das bases do pensamento ocidental sobre o território americano. Em síntese, a pesquisa visa explorar as visões e percepções europeias sobre a América e a Terra Austral, analisando o impacto e as trocas culturais que ocorreram durante as primeiras expedições francesas ao Brasil, com foco especial na expedição de Binot Gonneville. Para tanto, utiliza-se de traduções de textos franceses dos séculos XVII e XIX e de documentos históricos, como mapas, diários de bordo e relatos de viagem.
Downloads
Referências
AUZOUX Jacques. Mon village: Courtonne-la-Meudrac, son passé, son présent. Courtonne-la-Meudrac: Jacques Auzoux, 1988.
FLACOURT, Etienne de. Histoire de la Grande Isle de Madagascar, composée par le Sieur de Flacourt, Directeur General de la Compagnie Françoise de l'Orient & Commandant pour Sa Majesté dans la dite Isles & és Isles adjacentes – Avec une Relation de ce qui s'est passé és années 1655-1656 & 1657, non encare veue par la premiere lmpression. 2ª Ed. Paris: Gervais Clouzíer, 1661.
GREN, Erik (Org). Orientalia Suecana. Vol.31-32. Uppsala (Suécia): Almquist & Wiksell Periodical Company. 1984.
HOEFER, Jean Chrétien Ferdinand. Nouvelle biographie générale: depuis les temps les plus, 1862.
KRAUSS, Heinrick. O paraíso: de Adão e Eva às utopias contemporâneas. São Paulo: Globo, 2006.
LÉRY, Jean de. Histoire d'un Voyage faict en la Terre du Brésil. tomo II, Cap.XIII. Paris: Alphonse Lemerre, 1853.
MONTAIGNE, Michel de. Os ensaios. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
MILTON, John. Paradise Lost in KEIGHTLEY, Thomas (org). The Poems of Milton. II vol. Londres : Piccadilly, 1859.
PAULMIER DE COURTONNE, Jean. Mémoires touchant l'établissement d'une mission chrestienne dans le troisième monde, autrement appelé la Terre Australe, Meridionale, Antarctique et Inconnue. Paris: Charles Angot, 1664.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Vinte luas: viagem de Paulmier de Gonneville ao Brasil: 1503-1505. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
SOCIÉTÉ DE GENS DE LETTRE ET DE SAVANTS. Biographie Universelle: Ancienne et Moderne. III Vol. Paris : A. Thoisnier Desplace. 1843.
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 2.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Fontes online.
BnF – The Bibliothèque nationale de France Catalogue Général.
https://www.bnf.fr/en/bibliotheque-nationale-de-france-catalogue-general
Gallica – Biblioteca numérica da Bibliothèque nationale de France.
Family Search Genealogy
https://www.familysearch.org/pt/tree/person/sources/GDTX-6LW
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.