Entrevista: gênero, raça e território no agenciamento de práticas de cuidado e cura tradicionais

Autores

  • Issaka Maïnassara Bano Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
  • Gabriela Moreno Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Tassiana Baraldi Niemtzoff Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v36i1p338-351

Resumo

Nascida em 1975 em Ubatuba, Litoral Norte Paulista, Denise Luiz é uma mulher negra, autodeclarada “caiçara de origem afro-indígena” e erveira, com profundo conhecimento sobre uso de plantas medicinais da Mata Atlântica. Formou-se em direito pela Unitau (Universidade de Taubaté) e teve sua trajetória de vida marcada pela memória e interesse em práticas tradicionais de cura e produção de cuidado em saúde. Atualmente coordena o Sítio medicinal Ervário Caiçara, espaço de confluências entre cultura e saúde comunitária, situado no Sertão do Ubatumirim, território de geografia predominantemente rural, cuja presença do modo de vida caiçara é significativamente presente e, sobretudo, resistente aos avanços da crise ambiental circunscrita nas diversas facetas do capitalismo contemporâneo. O Ervário Caiçara é um quintal medicinal com mais de 200 espécies de plantas fitoterápicas não convencionais, cultivadas por Denise e sua família para uso com finalidade de prevenção, cura e cuidado em saúde. É também um espaço de encontro e troca de saberes das Culturas Caiçaras, atuando como espaço simbólico e material de manutenção e preservação dos saberes tradicionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Issaka Maïnassara Bano, Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

    Doutorando em Sociologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH/Unicamp, com pesquisa de doutorado que analisa a trajetória de intelectuais da África francófona.

  • Gabriela Moreno, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

    Doutoranda em Ciências pelo Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem EE/EERP-USP, cuja trajetória de pesquisa trata de temas em raça, gênero e território na produção do cuidado em saúde.

  • Tassiana Baraldi Niemtzoff, Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública

    Mestranda em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, onde pesquisa gravidez em contexto de mudanças climáticas.

Downloads

Publicado

2025-06-30

Como Citar

Bano, I. M., Moreno, G., & Niemtzoff, T. B. (2025). Entrevista: gênero, raça e território no agenciamento de práticas de cuidado e cura tradicionais. Cadernos CERU, 36(1), 338-351. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v36i1p338-351