Reivindicando as contribuições pedagógicas de Paulo Freire frente à financeirização da educação
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1413-45192011000100016Palavras-chave:
Financeirização da Educação, Paulo Freire, Virtualização da educaçãoResumo
No censo de 2008 o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educativas Anísio Teixeira estima que, de um total de mais de 60 milhões de alunos da educação básica, quase seis milhões iniciaram a educação superior, dos quais um milhão e quinhentos mil aproximadamente estudam em instituições públicas e quase quatro milhões e meio em instituições privadas, na modalidade presencial ou a distância. Estima-se que a rede de educação superior está representada em 90% por instituições privadas e em 10% por instituições públicas. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 não impede a iniciativa privada. A Constituição Nacional de 1988, no Artigo 209 afirma que no ensino se permite a iniciativa privada sempre que se respeitem a autorização e a avaliação da qualidade. Uma interpretação tendenciosa levaria a afirmar que todas as instituições privadas têm uma missão mercantilista e que se mobilizam exclusivamente em busca de ganhos financeiros. O trabalho refere-se somente ao crescimento da oferta de educação por parte de grupos que operam com transações no mercado e que se expandem comprando universidades ou faculdades menores, para realizar atividades rentáveis no setor. A financeirização está configurando os processos educativos a ela relacionados e leva a questionar se é essa a educação desejada. O procedimento da consulta bibliográfica permite estabelecer relações e compreender as mudanças educacionais ocorridas nos últimos cinco anos de ampla financeirização e apresentar considerações a respeito. Neste trabalho são discutidas essas questões, bem como o surgimento de algumas experiências de educação superior a distância (EaD) e a virtualização da educação superior, a que pode chegar a ser uma das vertentes desse processo diante do qual se reivindicam alguns princípios pedagógicos de Paulo Freire como uma alternativa pedagógica.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-06-01
Edição
Seção
Dossiê Amazônia
Como Citar
Gomez, M. V. (2011). Reivindicando as contribuições pedagógicas de Paulo Freire frente à financeirização da educação. Cadernos CERU, 22(1), 269-286. https://doi.org/10.1590/S1413-45192011000100016