PRÁTICAS METODOLÓGICAS E DISCURSIVAS EM AGRONOMIA: CONHECIMENTO OU RETÓRICA
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v14i0p83-101Palavras-chave:
Jogo de linguagem, Regras constitutivas, Regras experimentais, Pesquisa agronômica, Crítica metodológico-comunicativaResumo
Com base em análises metodológicas e comunicativas de teses c disserta-ções desenvolvidas em programas de pós-graduação em Agronomia, verificamos que suas pesquisas experimentais falham porque não partem de problemas (indagações) c de suas relações com teorias c leis científicas. Os autores não se orientam pelas regras e procedimentos que constituem os experimentos: manipulação (controlada) da natu-reza, testes de hipóteses e princípio do antes depois. Seus argumentos não tém força c não suscitam debate, variam conforme as circunstâncias e cada tese é uma tese que começa c termina por si c em si, não podendo dialogar com outras. Do ponto dc vista lógico-comunicativo, os trabalhos são inconsistentes c contraditórios; e. carregando nas cores, talvez pudéssemos dizer que os interlocutores dos autores não parecem ser outros p‘Nquisadores, com os quais discutiriam problemas e resultados de pesquisa. mas a própria natureza que justifica retoricamente o inesperado a posteriori.