AS VIAGENS PEDAGÓGICAS. SÃO PAULO DIFUNDINDO A PEDAGOGIA MODERNA E A ESCOLA NOVA NO BRASIL

Autores

  • Jorge Carvalho do Nascimento Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v14i0p149-155

Palavras-chave:

Educação brasileira, Viagens pedagógicas, Reformas do ensino

Resumo

A educação brasileira foi mareada no período de 1910 a 1950 pela forte presença das reformas do ensino comandadas por intelectuais comprometidos com a Pedagogia Moderna e com a Escola Nova. Este trabalho tem como objetivo discutir as viagens de estudos feitas por pedagogos sergipanos a São Paulo, buscando apreen-der a pedagogia moderna e a teoria e práticas da Escola Nova ao longo das quatro primeiras décadas do século XX. Além disso, pretende verificar também o emprésti-mo de técnicos por pane do Governo do Estado de São Paulo ao Estado dc Sergipe. Inspirado nas discussões atuais acerca da historiografia da educação brasileira, este estudo levou em consideração o discurso veiculado por meio dos relatórios e dos trabalhos publicados pelos pedagogos sergipanos que fizeram viagens de estudo a São Paulo.

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Publicado

2003-01-01

Edição

Seção

Dossiê Amazônia

Como Citar

AS VIAGENS PEDAGÓGICAS. SÃO PAULO DIFUNDINDO A PEDAGOGIA MODERNA E A ESCOLA NOVA NO BRASIL. (2003). Cadernos CERU, 14, 149-155. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v14i0p149-155