AS VIAGENS PEDAGÓGICAS. SÃO PAULO DIFUNDINDO A PEDAGOGIA MODERNA E A ESCOLA NOVA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v14i0p149-155Palavras-chave:
Educação brasileira, Viagens pedagógicas, Reformas do ensinoResumo
A educação brasileira foi mareada no período de 1910 a 1950 pela forte presença das reformas do ensino comandadas por intelectuais comprometidos com a Pedagogia Moderna e com a Escola Nova. Este trabalho tem como objetivo discutir as viagens de estudos feitas por pedagogos sergipanos a São Paulo, buscando apreen-der a pedagogia moderna e a teoria e práticas da Escola Nova ao longo das quatro primeiras décadas do século XX. Além disso, pretende verificar também o emprésti-mo de técnicos por pane do Governo do Estado de São Paulo ao Estado dc Sergipe. Inspirado nas discussões atuais acerca da historiografia da educação brasileira, este estudo levou em consideração o discurso veiculado por meio dos relatórios e dos trabalhos publicados pelos pedagogos sergipanos que fizeram viagens de estudo a São Paulo.