PRÁTICAS EDUCACIONAIS PROTESTANTES NO SÉCULO XIX: O CASO DE SERGIPE

Autores

  • Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v14i0p157-176

Palavras-chave:

Educação brasileira, História da educação, Educação protestante

Resumo

 O presente artigo trata das práticas educacionais protestantes cm Sergipe, a partir da década de 80 do século XIX, tomando como referência o projeto educacional implementado por missionários presbiterianos norte-americanos, por terem sido os res-ponsáveis pela inserção do protestantismo naquele Estado. A distribuição de impressos e a organização de escolas foram as principais estratégias utilizadas por aquela denomi-nação para expandir a verdade que estava registrada na Bíblia. Aquelas escolas tomam-se objetos privilegiados de análise dos processos de circulação. apropriação c produção de padrões escolares norte-americanos, por terem estendido o seu raio de ação para além de grupos imigrados e se enraizarem através dc diferentes mecanismos na cultura escolar brasileira, considerando que no Brasil a educação funcionou como estrada para a passagem da cultura norte-americana e seu enraizamento cm solo brasileiro.

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Publicado

2003-01-01

Edição

Seção

Dossiê Amazônia

Como Citar

PRÁTICAS EDUCACIONAIS PROTESTANTES NO SÉCULO XIX: O CASO DE SERGIPE. (2003). Cadernos CERU, 14, 157-176. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v14i0p157-176