ENTRE DESENHOS, TRAÇOS E FIGURAS: OS USOS DAS ILUSTRAÇÕES EM UM CADERNO ESCOLAR DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v15i0p%25pPalavras-chave:
Imagem, Escrita, Cultura escolarResumo
O presente trabalho resulta da investigação sobre as ilustrações dc um caderno de Ciéncias do ano de 1995, buscando compreender como essas imagens podem conoibuir para o entendimento da cultura escolar. Por que foram utiliza-das? Para reforçar, aproximar ou exemplificar o conteúdo? Partiu-se da com-preensão de que o caderno não é um mero suporte físico da escrita, pelo contrá-rio, é um dispositivo cuja articulação gera efeitos que podem ser traduzidos em estratégias de perpetuação ou transformação de determinada cultura escolar. Ao analisar cadernos escolares foi possível visualizar as práticas da escrita e seus usos. As anotações, as cópias, as iranscrições constituem as atividades de escrita mais comuns. Comum a todos os alunos, o caderno é um lugar onde se copiam lições, onde se registram conceitos retirados dos livros ou explicados pelo pro-fessor. No entanto, diante da universidade do uso do caderno a todos os que freqüentam a escola, algo de particular é expresso na organização, na forma de fazer apontamentos c na maneira de sinalizar o que acha mais importante. Os cadernos se diferenciam, mesmo diante dos mesmos conteúdos. O desenho pode vir a ser, então, uma forma de personalizar o próprio caderno, com desenhos espontâneos c simplificações ou um artifício do professor para exemplificar e aproximar saberes, a princípio, tão distantes dos alunos.