O universo cultural da criança Guarani Mbya e a presença dos centros educacionais e culturais indígenas – Cecis – nas aldeias de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v25i1p101-120Palavras-chave:
centro de educação infantil, Centro Educacional e Cultural Indígena (CECI), educação infantil indígena, criança Guarani-Mbya, educação indígenaResumo
Os fundamentos religiosos da cultura Guarani Mbya e o espaço mítico religioso das kyringue (crianças) recriam-se nas propostas dos Centros de Educação e Cultura Indígenas (os CECIs), voltados para a educação indígena infantil, em 3 aldeias de São Paulo. Define-se uma proposta pedagógica mantida pela Prefeitura Municipal comprometida com os critérios legais de diversidade e de interculturalidade da educação indígena. O conteúdo dos projetos e das práticas educativas situam um comprometimento com a memória e a oralidade dos Guarani Mbya, onde os educadores indígenas representam suas próprias identidades estabelecendo um ambiente de auto afirmação étnica das kyringue diante dos conhecimentos e sabedorias antigas (arandu, yma guare), e do mundo vivido por seus ancestrais. As experiências do letramento e do mundo regido pela escrita (mbopara) são consideradas como importantes e necessários no convívio com o não-índio (o jurua) e com um meio de progresso para os aprendizes (nhembo’ea kuery).
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