Aprender com o imigrante: a produção Multi/Intercultural da diversidade em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v25i1p197-224Palavras-chave:
imigração, interculturalidade, educaçãoResumo
Este artigo tem como objeto central de análise três publicações produzidas e divulgadas no âmbito do II Plano de Integração de Imigrantes cujo objetivo mais abrangente é promover o convívio e o diálogo com a diversidade cultural, religiosa e linguística. Objetivo principal do artigo é confrontar as publicações com as ideias que têm norteado o debate sobre a diversidade em suas versões multi/interculturais e, assim, contribuir para o aprofundamento de estudos sobre políticas de integração de imigrantes e gestão da diversidade. O artigo foi desenvolvido com base em revisão de literatura e fundamentação teórica, dados secundários publicados pela ONU e observação de campo nas cidades de Lisboa, desenvolvida durante a realização de meu estágio de pós-doutoral. A análise empreendida com base na discussão sobre multi/interculturalidade me permite dizer que as publicações não apresentam modelos prontos de integração e gestão da diversidade e, ao mesmo tempo, leva ao leitor a uma situação e, também, a um imigrante ideal com os quais o/a português/a pode aprender.
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