Estratégias de manutenção, acomodação e transposição do habitus em um cenário de mudanças
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v25i1p241-262Palavras-chave:
reformas educacionais, estratégias docentes, habitus, capital culturalResumo
Tendo como pano de fundo a implantação na rede pública estadual paulista do Regime de Ciclos com Progressão Continuada, privilegiando os conceitos de habitus, capital cultural e autoridade pedagógica de Pierre Bourdieu, este artigo analisa o depoimento de quatro professores de escolas públicas, com ênfase nos elementos referentes às reações e estratégias desenvolvidas para superar os impasses provocados por esta reforma educacional. Tendo este referencial de análise, busca-se constatar nos depoimentos o impacto, e contradições, que a referida reforma suscitou no habitus e no capital cultural dos professores, assim como as estratégias de superação dos conflitos que os docentes desenvolvem. Esta identificação é possível a partir do reconhecimento dos principais elementos que se expressam nos discursos dos professores e que revelam seu capital cultural, habitus docente e estratégias de superação dos conflitos surgidos com a implantação da referida reforma.
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