Amazônia e o processo de colonização da fronteira agrícola: o caso de Rondônia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v29i2p%25pPalabras clave:
Amazônia, Fronteira agrícola, GeografiaResumen
A questão central da pesquisa é o processo de colonização na fronteira agrícola da Amazônia, em especial, o caso de Rondônia. O método quantitativo permitiu analisar dados da população, bem como econômicos, possibilitando verificar a evolução demográfica e econômica do Estado de Rondônia. Contudo, o surto demográfico e econômico fez crescer a economia sem mudar a complexidade e sócio territoriais. Então, o preenchimento do “vazio demográfico” não proporcionou a integração regional na sua totalidade, muito menos a superação da lógica capitalista na região que impulsionou e ainda impulsiona o desenvolvimento socioeconômico regional sem levar em consideração o meio ambiente. Assim, a integração regional promovida pela abertura de rodovias e o processo de povoamento como fruto de uma geopolítica estatal fez o Estado desempenhar um papel crucial para ocupação do território amazônico. Contudo, o relativo dinamismo do agronegócio e da agropecuária vem garantindo o desenvolvimento regional, não apenas para o controle do território, mas para atender a lógica do capital.
Descargas
Referencias
AMARAL, Januário. Mata Virgem: terra prostituta. São Paulo: Terceira Margem, 2004.
AMARAL, José J. de O. Sociedade &natureza na construção da Amazônia. In: AMARAL José J. O.; OLIVEIRA, Valéria; ALBUQUERQUE, Herbert L.de. Território, identidade na Amazônia e outras reflexões. São Carlos: Pedro & João Editores,2017.
BECKER, Berta K. Geopolítica da Amazônia: a nova fronteira de recursos. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
BECKER, Berta K. Amazônia. São Paulo: Ática, 1990. (Coleção Série Princípios)
BRASIL, DEL. 1.106/1970 (DECRETO-LEI) 16/06/1970 Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1965-1988/Del1106.htmAcesso em : 21 abr. 2018.
EHLERS, Eduardo. Agricultura sustentável: origens e perspectivas de um novo paradigma. Guaíba: Agropecuária, 1999.
FREIRE, Gilberto. Continente e ilha. Rio de Janeiro: CEB, 1943.
GONÇALVES, Carlos Walter Porto. Amazônia, Amazônias. 2. ed. - São Paulo: Contexto, 2005.
IBGE. disponível em:https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ro/panoramaacesso em:26 abr. 2018
IDARON.Rebanho bovino ultrapassa 14 milhões de cabeças. disponível em:http://www.idaron.ro.gov.br/Portal/nwVerNoticia.aspx?idNoticia=769 Acesso em: 25 abr. 2018.
INCRA. A Contribuição do INCRA dentro do Processo de Ocupação do Território de Rondônia. Coordenador: Reinaldo Gavião Modesto. Rondônia: INCRA, 1981.
KOHLHEPP, Gerd. Confl itos de Interesse no Ordenamento Territorial da Amazônia
Brasileira. Estudos Avançados, vol. 16, nº 45, pp.37-61 São Paulo, 2002.
LENHARO, Alcir. Colonização e trabalho no Brasil: Amazônia, Nordeste eCentro-Oeste. Campinas: Unicamp, 1986.
MARTINE, George. Êxodo rural, concentração urbana e fronteira agrícola. In MARTINE, George; Garcia, Ronaldo (Org.).: Os impactos sociais da modernização agrícola. São Paulo: Caetes, 1987. p. 59-79.
OLIVEIRA NETO, Thiago; NOGUEIRA, Ricardo José B. A geopolítica rodoviária no Noroeste: a vertebração da BR-364. Revista de Geopolítica, edição especial, v. 8, n.2, p. 48 - 62, jul/dez. 2017.
OLIVEIRA, Valéria., in: Que vim eu fazer aqui? Fazendo do El Dorado o meu lugar in OLIVEIRA, Valéria; LEANDRO, Ederson L.; AMARAL, José J. O. Migração: múltiplos olhares. São Carlos: Pedro João Editores/EDUFRO, 2011.
SANTOS, Milton. A aceleração contemporânea: tempo mundo e espaço mundo. In: O novo mapa do mundo: Fim de século e globalização. 2ª ed. São Paulo: Hucitec/ANPUR, 1994.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica, tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 3 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2000.
SILVA, Golbery do Couto e. O espaço brasileiro I. In: SILVA, Golbery do Couto e. Geopolítica e poder. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2003.
WWF. Saiba mais sobre o Mosaico de Apuí. 25/06/2006. Disponível em:<http://www.wwf.org.br/informacoes/noticias_meio_ambiente_e_natureza/?2880> Acesso em: 10 abr. 2018.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos CERU

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.