A invenção da conquista do Acre

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v29i2p%25p

Palabras clave:

Amazônia, Rios, Borracha, Expansão Territorial

Resumen

Na conquista do Acre destacam-se vários atores importantes, tais como os governos do Brasil, do Pará e Amazonas, o último interessado na expansão territorial, os comerciantes estabelecidos em Belém e Manaus com relações na Europa, principais financiadores dos desbravadores responsáveis pelos levantamentos das potencialidades da região dos altos cursos dos rios. Foi através das primeiras incursões e viagens de drogas do sertão, como cacau, breu, copaíba, anil, óleos vegetais e animal e pirarucu, dentre outros, ajudaram nos levantamentos e reconhecimentos que permitiram saber as possibilidades de exploração de produtos naturais, principiando a organização dos seringais e a exploração da borracha, com abertura das estradas de seringa, além de transportes de produtos e mercadorias.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Valtemir Evangelista de Souza, Universidade de São Paulo

    Pós-Graduando do Curso de Geografia Humana da USP/Aluno do Prof. Wanderley Messias da COSTA, disciplina: Geografia Política: Teorias sobre o Território e o Poder e sua Aplicação à Realidade Contemporânea. 

Referencias

BECKER, Bertha K. Amazônia. São Paulo: Ática, 1990. 112p. il. (Série Princípios).

BECKER, Bertha K. Por que a participação tardia da Amazônia na formação econômica do Brasil? 2009. In: http://www.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/livros/15_cap08_Bertha.pdf

CARDOSO, Fernando Henrique; MÜLLER, Geraldo. Amazônia: expansão do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1977.

CORRÊA, Luiz Felipe de Seixas. O Barão do Rio Branco: missão em Berlim – 1901/1902. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão – MRE, 2009. In: http://www.livrosgratis.com.br

COSTA, Írio Barbosa da. Esplendor e decadência dos seringais acreanos. In: A organização do espaço na faixa da transamazônica. v. 2, Rio de Janeiro: IBGE, 1989. 224p il.

COSTA, Wanderley Messias da. Geografia política e geopolítica: discursos sobre o território e o poder. São Paulo: Hucitec. 1992. (Geografia, Teoria e Realidade; 17).

EGLER, Eugênia Gonçalves. A conquista do Acre. In: A organização do espaço na faixa da transamazônica. v. 2, Rio de Janeiro: IBGE, 1989. 224p. il.

FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. 20. ed. São Paulo: Nacional, 1985. v.23. 248 p. il. (Ciências Sociais).

IBGE. A organização do espaço na faixa da transamazônica. v. 2, Rio de Janeiro: IBGE, 1989. 224p. il.

IBGE. Censo Demográfico – Acre, 1960.

MAIA, Mário. Rios e barrancos do Acre. 2. ed. Niterói: 1978.

MATOS, Carlos de Meira. Uma geopolítica pan-amazônica. Rio de Janeiro: Livraria Jose Olympio, 1980.

MARTINELLO, Pedro. A batalha da borracha na segunda guerra mundial e suas conseqüências para o Vale Amazônico. Rio Branco: Cadernos da UFAC, Universidade Federal do Acre, 1988. 368p. il. (Série ‘C’, Estudos e Pesquisas).

PINTO, Nelson Prado Alves. Política da borracha no Brasil: a falência da borracha vegetal. São Paulo: Hucitec/Conselho Regional de Economia, 1984. (Economia e Planejamento: Série teses e pesquisas).

RANCY, Cleusa Maria Damo. Raízes do Acre:(1870-1912). 2ª. ed. Rio Branco: Paim, 1992. 160p. il.

SANTOS, Roberto. História econômica da Amazônia (1800-1920). São Paulo: TAQ, 1980. v. 358p. il. (Estudos Brasileiros).

SOUZA, Márcio. Galvez imperador do Acre. 12ª. ed. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1984.

Publicado

2018-12-31

Número

Sección

Dossiê Amazônia

Cómo citar

Souza, V. E. de. (2018). A invenção da conquista do Acre. Cadernos CERU, 29(2), 44-63. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v29i2p%p