TRANSMISSÃO PSÍQUICA GERACIONAL EM TEMPOS DE HIBRIDIZAÇÃO CULTURAL

Autores/as

  • Fernanda Ribeiro Palermo Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro image/svg+xml
  • Carla Martins Mendes Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro image/svg+xml

Resumen

Neste artigo, discutiremos os impactos na transmissão psíquica geracional em tempos de hibridização cultural, com base no aporte teórico das ciências sociais e da psicanálise de casal e família. A reflexão assenta na problemática da hibridização cultural face ao desenraizamento das origens que, ao promover o autoengedramento familiar, impacta nos processos de transmissão psíquica transgeracional. Para tanto, sustentamos que a ancoragem à origem é assegurada pela historicização familiar permitindo a flexibilidade psíquica e cultural.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Fernanda Ribeiro Palermo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Psicanalista. Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. Especialista em Psicoterapia de Casal e Família, pela PUC-Rio. Membro efetivo da Associação Brasileira de Psicanálise de Casal e Família – ABPCF e da Association Internationale de Psychanalyse de Couple et de Famille – AIPCF.

  • Carla Martins Mendes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. Especialista em Psicoterapia de Casal e Família, pela PUC-Rio. Membro efetivo da Associação Brasileira de Psicanálise de Casal e Família – ABPCF e da Association Internationale de Psychanalyse de Couple et de Famille – AIPCF.

Referencias

Publicado

2023-06-30

Cómo citar

Palermo, F. R. ., & Mendes, C. M. . (2023). TRANSMISSÃO PSÍQUICA GERACIONAL EM TEMPOS DE HIBRIDIZAÇÃO CULTURAL. Cadernos CERU, 34(1), 238-249. https://revistas.usp.br/ceru/article/view/214921