Perda e Desejo de Retorno na Leitura Zohárica do Eichah
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2018.172251Palavras-chave:
Judaísmo, Cabala, Zohar, Diáspora, Misticismo MedievalResumo
Este ensaio propõe uma análise da introdução do texto Cabalista conhecido como Midrash ha-Ne’lam al Eichah, uma interpretação do livro bíblico das Lamentações que compõe o texto medieval do Sefer ha-Zohar. Enquanto a versão bíblica foca na destruição do Primeiro Templo em 587–586 AEC, a narrativa medieval do Midrash ha-Ne’lam começa com uma disputa anacrônica entre duas comunidades judaicas formadas historicamente com a queda do Primeiro Templo: uma na Babilônia, o símbolo da diáspora judaica, e a outra em Jerusalém, o centro geográfico-espiritual do povo judeu. Colapsando a destruição do Primeiro Templo com a subsequente destruição do Segundo Templo em 70 EC, o Midrash ha-Ne’lam entremeia literalidade e figuração para construir uma narrativa cósmica sobre perda e desejo de retorno que corre em paralelo com o relato bíblico original. Ao focar na discussão entre as comunidades da Babilônia e de Jerusalém, o presente artigo examina uma tensão estruturante da condição judaica na diáspora: o estado de desamparo espiritual induzido pela combinação entre a distância material da Terra Sagrada e a ligação espiritual com ela. O Midrash ha-Ne’lam descreve a “competição” pelo direito de lamentar a perda do Templo como uma espécie de discussão de família entre aqueles que ficaram na terra destruída e aqueles que se afastaram dela há muitas gerações, tensão esta que reverbera até hoje na divisão interna entre judeus israelenses e da diáspora.
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