Caminhando e falando com Vitali H. Ferera
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2019.180414Palavras-chave:
Sefaradismo, Judeu espanhol, Memória, Narrativa pessoal, Vitali H. FereraResumo
Ator e contador de histórias apresenta seu primeiro livro em prosa. Vitali H. Ferera nasceu no ano de 1941 em Istambul, Turquia, e vive em Israel desde a juventude. Como ator, ele não escreveu sua história, mas cria um ambiente narrativo através do diálogo com uma personagem feminina que o acompanha na viagem aos cenários da infância e no presente. Estes episódios, criados na maioria em sua língua materna, o judeu espanhol, foram então, na maior parte, editados e traduzidos para o hebraico, com especialistas, e entremeados de trechos no original. O resultado é uma narrativa fascinante no aspecto histórico e social, refletindo a experiência sefardita pessoal e coletiva principalmente na Turquia e em Israel, e também na Argentina e na França. Numa época em que o judeu espanhol não funciona mais como instrumento essencial de comunicação, aqui o idioma ainda está presente com toda a sua vibração.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Cadernos de Língua e Literatura Hebraica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.