Resenha de O Itinerário de Benjamin de Tudela
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2021.193873Palavras-chave:
Benjamin de Tudela, Literatura judaica, Literatura de viagem, MedievoResumo
Em meados do século XII, Benjamin de Tudela deixou a Península Ibérica para empreender, durante um espaço de catorze anos, uma viagem através da Europa, da África e da Ásia. Tudo o que se sabe a respeito de sua jornada foi documentado por ele próprio, em hebraico, em seu livro de viagens intitulado posteriormente como O itinerário de Benjamin de Tudela. Os seus registros, significativos enquanto documento histórico e geográfico de boa parte da terra conhecida até então, destacam-se não apenas por refletir a mentalidade do medievo, como também por oferecer a mais completa descrição da comunidade judaica existente naquela época.
Downloads
Referências
GUINSBURG, J. O itinerário de Benjamin de Tudela. São Paulo: Perspectiva, 2019. Tradução e notas de J. Guinsburg. Edição Kindle.
ASHER, A. A introdução de Asher. In. GUINSBURG, J. (Org. e trad.). O Itinerário de Benjamin de Tudela. 1ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2019. Edição Kindle, posição 171-265.
ADLER, M. N. Introdução de Adler. In. GUINSBURG, J. (Org. e Trad.). O itinerário de Benjamin de Tudela. 1ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2019. Edição Kindle, posição 31-166.
LOPES, Paulo. Os livros de viagem medievais. In. Revista Medievalista, ano 2, n. 2, Lisboa, 2006. Disponível em <https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4060212.pdf>.
FIGUEIREDO, D. W. V. Relatos de Viagem no Medievo: a questão da alteridade n’O itinerário de Benjamin de Tudela. Tese (Bacharelado). Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2019.
POLIAKOV, L. De Maomé aos marranos. São Paulo: Perspectiva, 1984. Tradução de Ana M. Goldberger Coelho e J. Guinsburg. p. 5 – 6.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cadernos de Língua e Literatura Hebraica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.