Apátridas: percursos da memória em sob céus estranhos, de Ilse Losa

Autores

  • Roseane Oliveira de Araújo Félix Universidade Federal de Catalão
  • João Batista Cardoso Universidade Federal de Catalão

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2023.197126

Palavras-chave:

Literatura, Memória, Língua, Exílio, Ilse Losa

Resumo

Propomos no presente estudo analisar questões relacionadas à memória de expatriados. O fio que conduz nossa discussão está centrado na obra Sob céus estranhos (1962), de Ilse Losa, que relata o testemunho de sobreviventes judeus que resistiram ao sofrimento que lhes impôs os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. A literatura tem apresentado questões que elucidam e documentam momentos específicos na história, com significativa participação no processo de resgate de memórias, como se deu com obras de autores que testemunharam tragédias, perseguições e massacres por parte dos mais fortes sobre os mais fracos. Trazer ao lume reflexões sobre o passado, seja por meio da ficção, do testemunho ou da historiografia, possibilita uma reorganização da sociedade e, sobretudo, da memória. Significa apoderar-se de uma lembrança tal como ela transparece em momentos ameaçadores, como ocorreu num determinado momento histórico o extermínio massificado dos judeus. O problema, em particular, foi adensado pelo antissemitismo, que daí desencadeou as diásporas forçadas e as dificuldades na busca por territórios que servissem de exílio. Tais fatos levaram os judeus a se afastarem de suas origens. A saída para terras desconhecidas se deu mesmo sem saber, de antemão, sobre as possibilidades de sobrevivência em outros territórios que não estivessem sob o domínio da Alemanha. Nesse novo território, o expatriado sobrevive, principalmente, através de memórias de um passado em que pertencera a uma pátria.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Roseane Oliveira de Araújo Félix, Universidade Federal de Catalão

    Mestra em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), na Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. Doutoranda em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), na UFG/RC-UFCAT em transição. Possui Graduação em Letras com habilitação em Português pela Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguística (UAELL) da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. Integrante dos Grupos de Pesquisa HISTÓRIA, POLÍTICA E SOCIEDADE NA FICÇÃO LATINO-AMERICANA A PARTIR DO SÉCULO XX (2016-2021), coordenado pelo professor Doutor João Batista Cardoso (UFG/RC-UFCAT em transição); Estudos sobre a narrativa brasileira contemporânea, coordenado pelo professor Doutor Flávio Pereira Camargo, Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás - UFG; EDULE - Educação, Leitura e Ensino (2020-2021), coordenado pela professora Doutora Selma Martines Peres (UFG/RC-UFCAT em transição); LEJ - Laboratório de Estudos Judaicos, formado em 2014 e liderado pela professora Doutora Kênia Maria de Almeida Pereira (UFU).

  • João Batista Cardoso, Universidade Federal de Catalão

    Graduado em cursos da área de Ciências Humanas com ênfase nas licenciaturas (Pedagogia e Letras). Mestre e doutor em Literatura. Duas pesquisas pós-doutorais concluídas. Cursa, atualmente o Doutorado em Ministério Cristão, na Lancaster Bible College, localizada na Pensilvânia, Estados Unidos. É professor Titular da UFCAT (graduação e pós-graduação). Pesquisador colaborador da Universidade Marie Curie-Sklodowska (UMCS), na Polônia. Exerce docência, pesquisa, extensão e orientação em todos os níveis, dando destaque para a produção intelectual, comprovada em artigos e livros publicados. Atua em Literatura Brasileira e Portuguesa, Teoria Literária, Metodologia da Pesquisa Científica, Teoria dos Gêneros Literários e Leitura e Produção Textual. Membro dos Grupos de Pesquisa: "Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea", na Faculdade de Letras da UFG, Educação e Leitura (EDULE), na Universidade Federal de Catalão, Curso de Pedagogia e Estudos Judaicos, da UFU.

Referências

BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: Lembranças de velhos. 3 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

CULT, Revista. Dossiê: Literatura de testemunho redimensiona relação entre literatura e realidade a partir de relatos dos sobreviventes de campos de concentração. Lygia Fagundes Telles — a prosa do imaginário. Ed. 23, São Paulo, 1999.

DALCASTAGNÈ, Regina. Pelas margens da cidade: Exclusão e silenciamento em Samuel Rawet e Luiz Ruffato. Itinerários, Araraquara, n. 32, 2011. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/4573>.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: editora 34, 2006.

GONDAR, Jô; DODEBEI, Vera (Org.). O que é memória social. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2005.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. 2 ed. São Paulo: Editora Revista dos tribunais, 1990.

KIRSCHBAUM, Saul; NASCIMENTO, Lyslei. Sob céus estranhos: Ilse Losa e Daniel Blaufuks. Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG. Belo Horizonte, v. 13, n. 24, 2019, p. 89-112. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/maaravi/article/view/14542/pdf>.

KRISTEVA, Julia. Estrangeiros para nós mesmos. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

LE GOFF, Jacques. História e memória. 5 ed. Campinas: Editora Unicamp, 2003.

LOSA, Ilse. Sob céus estranhos. 2 ed. Lisboa: Afrontamento, 1987.

NARDI, Jean Baptiste. Línguas minoritárias e memória. Resgate: revista interdisciplinar de cultura. Campinas — SP, v. 12, n. 1, 2004, p. 117-134. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645616/12916>.

SAID, Edward. Reflexões sobre o exílio e outras artes. São Paulo: Companhia das letras, 2003.

Downloads

Publicado

2023-07-16

Edição

Seção

LITERATURA HEBRAICA E JUDAICA

Como Citar

Félix, R. O. de A., & Cardoso, J. B. (2023). Apátridas: percursos da memória em sob céus estranhos, de Ilse Losa. Cadernos De Língua E Literatura Hebraica, 23, 111-126. https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2023.197126