História concisa da dança Israeli

Autores

  • Fernando Davidovitsch Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2023.218087

Palavras-chave:

Dança israeli, Harkadá, Festivais, Israel

Resumo

Quando se fala em dança israeli, não se está se referindo a um tipo de dança milenar como é a religião judaica. Diferentemente disto, é uma forma de expressão cultural historicamente quase tão recente quanto o Estado de Israel, fundado em 1948. O início da evolução da dança israeli pode ser localizado no final do séc. XIX d. C. e primeira metade do séc. XX d. C., um pouco após começarem as primeiras imigrações massivas de judeus em Israel, mobilizadas pelo movimento sionista, o qual trazia como ideia central a necessidade de retorno desse povo à sua terra de origem. O que se denomina como dança israeli são as formas de dança que se constituíram dentro da região de Israel, tanto as derivadas dos vários lugares de onde os imigrantes judeus vieram, quanto aquelas referentes aos grupos étnicos não judeus, que também habitam aquele território. Ela é um grande conjunto que engloba uma pluralidade de tipos de dança. O reconhecimento de que existe uma forma de expressão de dança própria de Israel (ainda que resultante da mistura de informações de outros lugares) é fruto do empenho de uma turma de coreógrafos, que buscavam consolidar uma identidade cultural para este novo Estado. Fizeram isto investindo na estruturação e disseminação da harkadá (bailes de danças circulares israeli) e organizando festivais que reuniam os diversos tipos de dança próprios de cada grupo étnico que habitava Israel e as novas formas nacionais de dança que estavam emergindo naquele território,

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernando Davidovitsch, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

    Professor no curso de Dança da Universidade Federal de Sergipe (UFS).Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre, especialista e graduado em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Referências

CENTRO SOCIAL DEPORTIVO HEBRAICA S. C. Curso de danza folclórica israelí. Caracas, fevereiro de 1988.

CURIEL, Dafna; EDELMAN, Beatriz. La magia del rikud: Guia para Madrijim y Morim de Rikudei Am. Montevideo: NATIV, 1993.

HEMSI, Sylvana. Identidade judaica: significados e pertinência – um estudo sobre jovens judeus liberais. 2002. Tese (Doutorado) – Departamento de Línguas Orientais, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, São Paulo, 2002.

MALAMUD, Samuel. Os judeus na dispersão e o Estado de Israel, in: Do arquivo e da memória. Rio de Janeiro: Bloch, 1983.

PFEFFER, Renato Somberg. Vidas que sangram história: a comunidade judaica de Belo Horizonte. Belo Horizonte: FACE-FUMEC, 2003.

RONEN, Dan. Israeli Folk Dance, in: Shalvi/Hyman Encyclopedia of Jewish Women. 31 de dezembro 1999. Jewish Women's Archive, disponível em: <https://jwa.org/encyclopedia/article/folk-dance-israeli>, acesso em: 19 de Abril de 2022.

SACHAR, Howard M. Da ascensão do sionismo ao nosso tempo, in: História de Israel II. Rio de Janeiro: Kroogan, 1989.

WILENSKY, Gabriela; FREINQUEL, Paola. Danzas folkloricas israelies: la experiência argentina. Buenos Aires: Milá, 2002.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

CULTURA JUDAICA

Como Citar

Davidovitsch, F. (2023). História concisa da dança Israeli. Cadernos De Língua E Literatura Hebraica, 24, 101-125. https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2023.218087