O feminino, a instrumentalização do mal e a tese monarquista no Sefer Shoftim (Livro de Juízes)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2025.226883Palavras-chave:
Bíblia Hebraica, Crítica Literária, Livro de JuízesResumo
A questão do feminino, assim como o conceito de mal, se desdobra amplamente ao longo do Sefer Shoftim (livro de Juízes) – livro bíblico prosaico que registra a transição de uma “nação familiar” para um Estado monárquico forte. Acsa surge como um paradigma para as demais personagens femininas que virão, as quais são inseridas em uma constante tensão social demarcada pelo patriarcalismo confrontado com uma natural liberdade e emancipação feminina. A partir dos registros da obra, o tema do mal surge em duas categorias relacionadas, empregado mediante interesse político. O presente estudo busca compreender e explorar o uso desses conceitos no livro de Juízes (com especial atenção para a parte final da obra), apresentando os modos de um processo de instrumentalização do mal que é ali praticado mediante uso da história de uma mulher.
Downloads
Referências
Bíblia Hebraica Stuttgartensia. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1997.
DAVIDSON, Benjamim. The Analytical hebrew and chaldee lexicon: every word and inflection of the hebrew old testament arranged alphabetically and with grammatical analyses. 2. ed. Massachusetts: Hendrickson, 2014.
LEITE, Eliathan Carvalho. Poética da Narrativa Bíblica: O Livro de Juízes, 2022, 201 fl, (Mestrado em Teoria e Crítica Literária) Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
SCHOKEL, Luis Alonso. Dicionário bíblico hebraico-português. 1. ed. São Paulo, SP: Paulus, 1997.
WEISS, Meir. The Bible from within: the method of total interpretation. Jerusalem: The Magnes Press - The Hebrew University, 1984.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Eliathan Carvalho Leite

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.







Catálogo 2,0
