O feminino, a instrumentalização do mal e a tese monarquista no Sefer Shoftim (Livro de Juízes)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2025.226883

Palavras-chave:

Bíblia Hebraica, Crítica Literária, Livro de Juízes

Resumo

A questão do feminino, assim como o conceito de mal, se desdobra amplamente ao longo do Sefer Shoftim (livro de Juízes) – livro bíblico prosaico que registra a transição de uma “nação familiar” para um Estado monárquico forte. Acsa surge como um paradigma para as demais personagens femininas que virão, as quais são inseridas em uma constante tensão social demarcada pelo patriarcalismo confrontado com uma natural liberdade e emancipação feminina. A partir dos registros da obra, o tema do mal surge em duas categorias relacionadas, empregado mediante interesse político. O presente estudo busca compreender e explorar o uso desses conceitos no livro de Juízes (com especial atenção para a parte final da obra), apresentando os modos de um processo de instrumentalização do mal que é ali praticado mediante uso da história de uma mulher.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eliathan Carvalho Leite, Universidade Estadual de Campinas

    Mestrando em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com bolsa CNPq. Graduado em Teologia pela Universidade Adventista de São Paulo (UNASP-EC) e Letras - Português, pela mesma instituição, com bolsa CAPES - PIBID. Possui interesse e desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Bíblia Hebraica; Teoria Literária; Análise Narrativa da Bíblia Hebraica; Hebraico Bíblico; Religião, Política e Sociedade.

Referências

Bíblia Hebraica Stuttgartensia. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1997.

DAVIDSON, Benjamim. The Analytical hebrew and chaldee lexicon: every word and inflection of the hebrew old testament arranged alphabetically and with grammatical analyses. 2. ed. Massachusetts: Hendrickson, 2014.

LEITE, Eliathan Carvalho. Poética da Narrativa Bíblica: O Livro de Juízes, 2022, 201 fl, (Mestrado em Teoria e Crítica Literária) Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

SCHOKEL, Luis Alonso. Dicionário bíblico hebraico-português. 1. ed. São Paulo, SP: Paulus, 1997.

WEISS, Meir. The Bible from within: the method of total interpretation. Jerusalem: The Magnes Press - The Hebrew University, 1984.

Downloads

Publicado

2025-11-06

Edição

Seção

BÍBLIA HEBRAICA

Como Citar

Carvalho Leite, E. (2025). O feminino, a instrumentalização do mal e a tese monarquista no Sefer Shoftim (Livro de Juízes). Cadernos De Língua E Literatura Hebraica, 27, 141-156. https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2025.226883