Entre fantasia e realidade: os conflitos de Guedali em “O Centauro no Jardim”
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2025.234026Palavras-chave:
Lacan, Bovarismo, Literatura fantástica, Identidade, Humor JudaicoResumo
O trabalho discute a temática da fantasia e da realidade a partir dos conflitos de Guedali em "O Centauro no Jardim", de Moacyr Scliar. Para isso, realiza uma análise detalhada das características bovaristas do protagonista, focalizando-se na notória insatisfação romanesca deste, evidenciada através de seus anseios fantasistas e desconexos com a realidade. A abordagem teórica adotada baseia-se no conceito de "Objeto a" de Lacan, que é relacionado à condição bovarista do personagem, onde ele busca incessantemente algo que não pode ser alcançado. Passagens do texto são examinadas para exemplificar esses anseios e conectar a análise ao referencial lacaniano, destacando a dualidade intrínseca do protagonista. Além da insatisfação romanesca, o estudo também explora a incapacidade de Guedali de adotar uma perspectiva crítica. Isso é evidenciado em seus dilemas afetivos e identitários ao longo da narrativa. A análise não apenas descreve esses dilemas, mas também os situa dentro do contexto mais amplo da obra, considerando o humor característico de Scliar e suas raízes culturais judaicas. Ao final, o estudo busca oferecer uma interpretação profunda das temáticas abordadas, explorando as interconexões entre fantasia e realidade na narrativa de Scliar. Isso proporciona uma compreensão mais completa dos conflitos do protagonista e do modo como essas questões são tecidas na trama do romance.
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